Bravo Absolute é um hatch na medida certa

Desde que foi lançado, em dezembro, o “hatch” médio da Fiat vem conquistando algum espaço em seu segmento. Seu “design” é uma evolução do Punto, compacto criado pelo italiano Giorgetto Giugiaro.

Sua dianteira se destaca pelo pára-brisa bem inclinado e o teto arqueado. O capô longo tem dois vincos nas extremidades que acompanham os faróis em formato elipsoidal irregular.

A grade cromada quadriculada é pequena e o pára-choque tem entradas de ar e faróis de neblina embutidos em molduras pretas. Na lateral, a linha de cintura alta começa nas lanternas e corta o modelo acima da altura das maçanetas indo de encontro à caixa de rodas dianteira.

A traseira com aparência “clean” traz lanternas em formato circular, que inspiraram o Alfa Romeo MiTo. Sob o capô, as versões Essence e Absolute – únicas comercializadas atualmente – contam com o motor E-torq 1.8 16V, capaz de gerar 132/130 cv com etanol/gasolina a 5.250 rpm.

Seu torque máximo é de 18,9/18,4 kgfm alcançado aos 4.500 rpm. Seu porta-malas, aparentemente pequeno, tem capacidade de 400 litros, o que supera seus concorrentes i30 e Focus – que têm capacidade para 340 e 350 litros, respectivamente.

Todas as versões do Bravo saem de linha com itens “básicos” como ar-condicionado, trio elétrico, direção hidráulica, piloto automático, volante com regulagem de altura e profundidade.

A versão Absolute (avaliada pelo Jornal do Automóvel), vem ainda com sensor traseiro de estacionamento, volante em couro e com comandos, rodas de liga-leve de 17 polegadas, entre outros.

Ao entrar no modelo, é fácil achar uma boa posição de dirigir com a ajuda de controle de altura e profundidade do volante e diversas regulagens do banco. O espaço para os passageiros na dianteira é bom. No banco traseiro é bem limitado.

E a sensação de bem-estar a bordo é garantida por materiais de qualidade e pelo teto solar elétrico, opcional. Seu motor capaz de gerar 132 cv com etanol, agrada pelas respostas rápidas.

O modelo é bem disposto e consegue facilmente superar os 110 km/h. Na estrada o Fiat Bravo se destaca por seu comportamento dinâmico. Nas curvas fechadas, mesmo em alta velocidade, o “hatch” anda “colado” ao chão e não faz menção de sair. Em freadas bruscas, o modelo se mostra eficiente – com a ajuda do ABS e EBD – e transmite total segurança para o motorista. 

A visibilidade dianteira é satisfatória. Mas a lateral e traseira são limitadas e por isso implicam em um pouco mais de atenção. A visualização do quadro de instrumentos e do computador de bordo é boa e o câmbio tem engates curtos e precisos.

O Bravo Absolute é um carro equilibrado. Tem boa tecnologia aliada a conforto, motor e “design” na medida certa. Nada capaz de surpreender, mas também longe de decepcionar. Tem seu público certo.

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