Nas décadas de 1980 e 1990, o mercado nacional ainda satisfazia o desejo daquele consumidor que sonhava em ter um carro esportivo, com aparência invocada, repleto de adereços aerodinâmicos e motor apimentado, mas que não queria desembolsar fortunas por um importado legítimo da categoria. Era a época das variantes GTI de Gol e Golf, do Escort XR3, do Uno 1.5R, do Kadett e do Corsa GSi, do Tempra Turbo, entre outros.
Apesar de “bem mais em conta” que um Alfa Romeo, BMW ou Porsche, eles tinham um preço salgado em relação aos modelos convencionais. O fato, aliado à baixa demanda, fez com que as montadoras abandonassem esse nicho. O que veio depois foi um vazio neste segmento até as marcas perceberem que o brasileiro voltou a valorizar o visual mais picante, porém, desta vez, não se importando tanto com a força do conjunto mecânico. A Fiat foi a primeira dessa nova era de “apimentados” com o lançamento da série limitada Stilo Schumacher, em 2005. O modelo trazia cores vibrantes, spoilers e saias laterais, aerofólio e até teto solar SkyWindow de série.
Atualmente há uma gama considerável de “esportivos”, ou que apenas insinuam esse conceito já que boa parte deles não justifica o visual por debaixo do capô, utilizando o mesmo propulsor da versão “normal”. Spoilers, pedaleiras, adesivos e nomes pomposos são os recursos mais usados.
Citroën DS3 THP
Esse sim tem um lado apimentado que não se restringe somente ao visual. Suspensão é mais dura, câmbio de seis marchas com relações curtas, rodas aro 17 e, o principal, motor 1.6 turbo de 165 cv. Detalhe: o hatch atinge velocidade máxima de 219 km/h. Preço: R$ 79.900.
Fiat Uno Sporting
Por R$ 33.340, a versão traz saias, spoilers, aerofólio, ponteira dupla de escapamento e rodas de liga leve aro 15, além de cores chamativas. A suspensão foi retrabalhada e ficou 20 mm mais baixa, mas o conjunto mecânico é o mesmo da versão Way 1.4, com 88 cv de potência máxima. A linha Sporting também está presente no Punto (R$ 46.400), com motor 1.8, de 132 cv.
Ford Ka Sport
Oferecido na discutível cor laranja Ibiza, a versão vem com rodas de liga leve aro 15 e interior diferenciado. O que chama a atenção são as faixas decorativas por toda a carroceria (que foram inspiradas no Mustang). O motor é 1.6 de 107 cv que alcança 181 km/h de velocidade. Vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos. Preço: R$ 32.550.
VW Golf GT
Não tem relação com a família GTI, de 180 cv, vendida no país em 2000. O Golf GT possui apenas um visual mais esportivo, com faróis e lanternas com máscara negra e leves alterações na suspensão. O motor é o 2.0 de 120 cv e tem a opção do câmbio automático Tiptronic de seis marchas. Preço: R$ 60.910.
Família T-Jet
A Fiat é a que possui um maior número de carros com apelo esportivo. E dentro desta categoria se destacam o Punto (foto), que parte de R$ 55.740, e o Bravo, R$ 66.280, da família T-Jet. São equipados com motor 1.4 16V Turbo de 152 cv importado da Itália.
Nissan March SR
Também é do grupo que só muda apenas no visual. Possui aerofólio, saias laterais, ponteira de escapamento cromada, faixas decorativas e rodas de liga leve 15. De resto, essa variante é praticamente um March SV, inclusive o motor 1.6 de 111 cv. De série vem com ar-condicionado, direção elétrica, airbag duplo e spoiler dianteiro. Preço: R$ 37.190.
Renault Sandero GT-Line
A versão traz apenas diferenças estéticas, como faróis com máscara negra, faróis de neblina com moldura preta, spoiler traseiro, logotipo da versão estampado na carroceria e detalhes em vermelho pelo interior. Carrega o motor 1.6 de 106 cv. Preço: R$ 38.470.