Bons de bagagem com preços acessiveis para os brasileiros

Até pouco tempo o segmento station wagon era o preferido das famílias que buscavam interior e porta-malas generosos por um custo mais acessível. Os antigos vão lembrar do Ford Escort SW, do Volkswagen Quantum, do Fiat Marea Weekend e do Chevrolet Corsa Wagon. A chegada das minivans fez o mercado de “peruas” entrar em declínio e as opções ficarem cada vez mais escassas. Estava difícil achar um carro com espaço de sobra para pessoas e bagagens por menos de R$ 40 mil, uma vez que os monovolumes vieram com preço um pouco salgado para quem desejava economia.

Em 2007, a Renault lançou o Logan, um sedã compacto com espaço interno de médio e porta-malas de carro grande, e que respeitava o teto de R$ 40 mil. Resultado: o modelo virou sucesso de vendas. Outras marcas decidiram seguir a esteira do Logan. Em 2010, a chinesa Lifan começou a importar o 620. Em outubro do ano passado a Nissan trouxe o Versa e logo em seguida a Chevrolet contra-atacou com o Cobalt, em novembro.

Todos têm como atributo importante o entre-eixos igual ou superior a 2,60 metros, o que significa muita comodidade para os ocupantes, sem as pernas encostando no painel ou nos bancos dianteiros (para quem vai atrás) ou dividindo, sem aperto, o assento com as cadeirinhas de crianças.

Outro ponto interessante nestes carros é a capacidade dos porta-malas, todos aptos a levar muita bagagem. O bagageiro do 620 é o maior do segmento, com 650 litros. O do Cobalt também impressiona: 563 l. O do Logan oferece 510 l e o do Versa, 460 l.

Tabelado em R$ 38.980, o Lifan é o único deste grupo com motorização apenas a gasolina. Seu bloco 1.6 desenvolve 106 cavalos de potência. Tem 2,60 m de entre-eixos e 4,55 m de comprimento dimensões equivalentes as do Toyota Corolla. Como todo chinês, vem completo de fábrica. Direção hidráulica, freios ABS com EBD, airbag duplo, ar-condicionado, sensor de estacionamento e CD/Player com MP3 são alguns dos itens de série.

O Cobalt, por enquanto, carrega um propulsor 1.4 de 102 cv o bloco 1.8 deverá chegar no segundo semestre. Seu entre-eixos é de 2,62 m, com 4,47 m de comprimento. A versão mais em conta, a LS, sai por R$ 37.830, oferecendo direção hidráulica, ar-condicionado, travas elétricas e alarme. Se quiser mais itens de conforto e segurança, como vidros elétricos, ABS e airbag duplo, o consumidor desembolsará R$ 41.430 no acabamento LT e R$ 43.985 na LTZ.

O Versa tem entre-eixos de 2,60 m, mas o espaço de uma porta a outra é o menor entre os concorrentes 1,69 de largura contra 1,70 m, no mínimo, dos demais. Em outras palavras, o banco traseiro leva apenas três ocupantes de maneira confortável. Porém, sem incômodo para as pernas. Começa na versão 1.6 S (111 cv), por R$ 33.490, que oferece de série direção elétrica, airbag duplo, piloto automático e computador de bordo. Com ar-condicionado, o preço sobe para R$ 35.990. A configuração SV, que agrega ABS com EBD, CD/Player com MP3 e vidros elétricos, parte de R$ 38.490.

O Logan é o mais barato de todos começa em R$ 25.780 no motor 1.0 e o único a oferecer câmbio automático, um componente cada vez requisitado pelo mercado de sedãs. Esse tipo de transmissão está disponível na versão 1.6 Expression, de 112 cv, que custa R$ 38.390 e oferece ainda direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos e computador de bordo. O entre-eixos de 2,63 m é o mais longo da categoria.

Quando o porta-malas é o que mais interessa na hora da compra

Ainda no segmento dos sedãs compactos há opções para quem valoriza mais o espaço na hora de acomodar a bagagem do que a folga no interior da cabine. O comprimento do entre-eixos raramente passa dos 2,50 m, porém, a capacidade de carga no porta-malas supera facilmente os 400 litros. E nesse grupo quase todos os representantes possuem versões com preços menores do que R$ 30 mil.

O Fiesta é o mais em conta na motorização 1.0. Custa R$ 26.100 (preço sugerido), contra R$ 28.150 do Siena EL 1.0 e R$ 2,9.913 do Voyage 1.0. No entanto, entrega a menor potência 73 cv contra 75 cv do Fiat e 76 cv do Volkswagen e também o menor entre-eixos, 2,37 m, diante dos 2,46 m (Voyage) e 2,48 m (Fiesta) dos rivais. Dos três, o Siena tem o maior porta-malas, com 500 litros. No grupo, só perde para o Symbol, com 506 l e que custa R$ 37.310 na versão única 1.6, de 115 cv.

O bloco 1.4 l se destaca neste segmento. Dos sete modelos listados aqui, cinco oferecem o propulsor intermediário Prisma, Siena, 207 Passion, Grand Siena e J3 Turin. Este último é o mais potente, com 108 cv. Custa R$ 36.990 e carrega 490 l de bagagem. Já a motorização 1.6 está disponível no Voyage, Fiesta e Grand Siena, além do Symbol. No caso do representante da Fiat, somente a versão de entrada Attractive 1.4 está abaixo dos R$ 40 mil sai por R$ 36 mil. O acabamento seguinte, a Essence 1.6, já parte de R$ 40.420.

Essa briga ganhará mais um concorrente de peso este ano. Trata-se do Etios, primeiro Toyota compacto nacional. Com entre-eixos de 2,55 m e porta-malas de 595 litros, deverá atrair muitos consumidores que costumam viajar em família, por um preço próximo de R$ 33 mil na versão mais básica. Já o Chevrolet Classic não está nessa lista devido ao porta-malas mais reduzido, de 390 litros.

Divulgação
Nissan Versa.
Divulgação
Chevrolet Cobalt.
Divulgação
Lifan 620.
Divulgação
Voyage.
Divulgação
Renalt Logan.
Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo