Maior e mais luxuosa. Assim é a nova geração do jipão X5 da BMW, apresentado à imprensa especializada na última sexta-feira (27/7), no Autódromo Internacional do Paraná, em Pinhais.

continua após a publicidade

Por fora, as linhas estão mais fortes, mas o aspecto do veículo não esconde traços da configuração antiga. A sua traseira é bem diferente, principalmente as lanternas. Internamente, o acabamento continua primoroso.

Abusando de couros nos revestimentos, a parte interna conta ainda com detalhes em madeira e nada menos que 16 alto-falantes. Item que chama atenção é a luz de neblina, que também acompanha o movimento do veículo, trabalhando simultaneamente com os faróis e de forma independente das setas.

Com sensores de estacionamento, air bags frontais, laterais e na altura da cabeça, o veículo traz inúmeros recursos de segurança e equipamentos de auxílio à condução. Assim como as novas versões de acabamento, a BMW disponibiliza novos opcionais para o X5, como câmeras instaladas na traseira e nas laterais para auxiliar o motorista na hora de estacionar o veículo.

Se comparada com o modelo 4.4 litros, a nova geração ganhou 11% (35 cv) a mais de potência, passando a oferecer 355 cv a 6.300 rpm. No entanto, diante do modelo 4.8 – visto pela montadora como uma série limitada -, o X5 2007 perdeu 5 cv, uma vez que o propulsor 4.8 utilizado no modelo 2006 gera 360 cv de potência. Acelera de 0 a 100 km/h em 6,5s e alcança a velocidade máxima de 242 km/h, controlada eletronicamente. É equipado com câmbio automático Steptronic de 6 marchas à frente, mais ré.

continua após a publicidade

O utilitário esportivo da BMW esbanja recursos tecnológicos. Durante nossa avaliação no Autódromo de Pinhais, sentimos que o novo X5 não é um utilitário off-road. Mas sim, um carro com estilo off-road, ideal para o trânsito das cidades, rodovias e algumas estradas de terra. Mas o carro é capaz de superar situações difíceis, além das esperadas pelo motorista.

Durante as voltas completas realizadas no circuito de Pinhais, o BMW X5 mostrou-se veloz e macio na condução. As modificações introduzidas na suspensão deram resultado. Mais estável, o novo X5 inclina menos nas curvas, transmitindo sensação de segurança a quem dirige. Seus pneus equipados com dispositivo ?Run Flat? permitem ao veículo percorrer, depois de o pneu perder toda a pressão, até 150 quilômetros na velocidade máxima de 80 km/h.

continua após a publicidade

Enfim, o novo BMW X5 cresceu em tamanho, luxo, conforto e dirigibilidade, além do design moderno e atraente. A garantia do novo X5 é de quatro anos. (BN)

Ficha técnica

MOTOR

Dianteiro, longitudinal, oito cilindros em V, 32 válvulas

Cilindrada:  4.799 cm3³

Potência: 355 cv a 6.300 rpm

Torque: 48,4 kgfm entre 3.400 e 3.800 rpm

Câmbio: automático, de seis marchas

Suspensão

Dianteira: independente, tipo paralelogramo deformável, com barra estabilizadora e molas helicoidais

Traseira:independente, com barra estabilizadora e molas helicoidais

Freios

Na frente, discos ventilados de 365 mm de diâmetro e sistema ABS. Na traseira, discos ventilados de 345 mm de diâmetro

CAPACIDADES

Tanque: 85 litros

Porta-malas: 620 litros

Dimensões

Comprimento: 4,85 m

Largura: 1,93 m

Altura : 1,76 m

Valor

R$ 370 mil