O BMW X3 tem inovador diferencial central ativo. |
A BMW acaba de mostrar fotos com os primeiros detalhes do novo modelo X3, um Sport Activity Vehicle (SAV), expandindo a família X, que será apresentado oficialmente no Salão de Frankfurt, em setembro deste ano. Entre os destaques do X3 está o xDrive, um sistema de tração integral inteligente, que distribui o torque da dianteira para a traseira, oferecendo mais estabilidade e segurança.
Derivado do conceito xActivity, apresentado em janeiro no Salão de Detroit, o BMW X3 será lançado oficialmente no salão alemão. Seu estilo lembra muito a versão X5, mas as proporções de altura e largura o deixam menos imponente, lembrando utilitários como o Land Rover Freelander. Os faróis e lanternas foram alvos de certa criatividade, mas o resultado desta vez agrada.
O X3 utiliza a plataforma do Série 3, como ocorre entre o X5 e o antigo Série 5. De início, apenas motores de 3,0 litros e seis cilindros serão disponíveis: a gasolina, com 231 cv e velocidade máxima de 210 km/h (224 quando dotado de pacote esportivo, que inclui suspensão mais baixa), e turbodiesel, de 204 cv e 208 (ou 218) km/h. Ambas as versões vem equipadas com câmbio manual de seis marchas ou automático de cinco velocidades. A tração integral não possui reduzida ou bloqueio de qualquer dos três diferenciais, mas o controle de tração – como no X5 – freia a roda que perder aderência.
Inovação é o diferencial central ativo, que distribui o torque entre os eixos com mais eficiência e pode alterar o comportamento do carro em curva, reduzindo a necessidade de intervenção do controle de estabilidade. O novo BMW X3, “on-off-road”, estará disponível na Europa e no mercado norte-americano em 2004. Os brasileiros demorarão um pouco mais para dirigir o novo integrante da família X.