Oficialmente a BMW divulgou imagens e informações do X1, seu novo utilitário compacto.
A apresentação do carro acontecerá no Salão de Frankfurt, na Alemanha, onde o público poderá vê-lo de perto entre 17 e 27 de setembro. Logo após a mostra, o utilitário chegará às revendas da marca na Europa. A montadora também confirmou o desembarque do modelo nos EUA para 2011.
Desenvolvido para competir com utilitários compactos como o Volvo XC60 e o Volkswagen Tiguan, o BMW X1 tem visual inspirado nos carros conceitos GINA e CS, cujas linhas podem ser notadas no novo roadster Z4 e nas reestilizações das Série 3 e 7.
As principais marcas dessa nova identidade visual são o capô levemente saltado, a grade frontal integrada ao para-choque e lanternas bipartidas. Segundo a montadora da Bavária, tais elementos transmitem mais robustez e esportividade.
Internamente o X1 exibe o tradicional requinte e acabamento de qualidade da BMW. Na versão de entrada, os bancos são revestidos de tecido, enquanto o modelo mais refinado tem cobertura de couro nos assentos, painel e lateral interna das portas, além de vir equipado com sistema multimídia com mais funções, como televisão e disqueteira para seis CDs. Seu interior é versátil, e pode ser configurado de diferentes maneiras com o rebatimento da fileira traseira de bancos.
Quando chegar ao mercado, o X1 será oferecido em seis versões, sendo que apenas uma utiliza motor a gasolina, o xDrive28i com tração integral. Essa versão traz debaixo do capô o motor 3.0 com seis cilindros em linha de 258 cv de potência e 31,6 kgfm de torque.
Segundo dados da BMW, essa opção acelera de 0 a 100 km/h em 6s8 e atinge 230 km/h de velocidade máxima. Sua média de consumo de combustível, De acordo com a fabricante alemã, seu consumo gira em torno de 10,6 km/l e o nível de emissões de CO2 é de 167 g/km, índice abaixo da norma Euro 5.
As versões movidas a diesel utilizam todas o mesmo motor 2.0 turbo. Começando pelos modelos sDrive18d e sDrive20d, ambos com câmbio manual e tração traseira, que geram 143 cv e 32,6 kgfm e 177 cv e 35,69 kgfm, respectivamente.
A BMW informa que o modelo a diesel de entrada acelera de 0 a 100 km/h em 9s6, enquanto o mais potente leva 8s1. Apesar da diferença na aceleração, ambos têm velocidade máxima de 218 km/h.
E as versões do BMW X1 movidas a diesel e com tração integral – xDrive18d e xDrive20d – possuem as mesmas potência e torque de suas variantes com tração traseira.
Partindo da imobilidade aos 100 km/h, o primeiro modelo leva 10s1, enquanto o segundo precisa de 8s4 para atingir tal velocidade. A velocidade máxima dos dois carros é de 205 km/h. A fabricante alemã ainda não divulgou preços do carro.
