Encerrado o Salão de Frankfurt (Alemanha) e reveladas as atrações de Tóquio (Japão), mostra que terminou no último dia 6, as marcas começam a apresentar suas atrações para o Salão de Detroit (EUA), que se realizará em janeiro de 2006.

continua após a publicidade

A BMW acaba de divulgar as primeiras fotos e detalhes de seu Z4 M, versão do modelo conversível preparada pela divisão esportiva da marca, a Motorsport. O carro recebeu pequenas alterações estéticas, assim como as outras versões do modelo para 2006. O grupo ótico traseiro ficou mais harmônico e o dianteiro está mais bem composto com novas luzes de direção e neblina.

Há ainda novas entradas de ar, mais amplas: uma exigência do propulsor. Não há modificações significativas em seu interior, mais esportivo, além do novo grafismo dos instrumentos. Velocímetro, conta-giros e outros mostradores analógicos ganharam fundo preto, números brancos e ponteiros vermelhos. E há uma luz amarelada no conta-giros que avisa sobre a temperatura do óleo do motor.

O Z4 M traz sob o capô o motor 3.2, de seis cilindros, que rende 343 cavalos e 36,9 kgfm de torque a 4.900 rpm. Com essa configuração, a potência específica do carro é de 106 cv/l, enquanto a relação peso/potência fica em baixíssimos 4,1 kg/cv. Esses números, combinados com o câmbio manual de seis marchas, levam o carro da imobilidade a 100 km/h em apenas 5 segundos, informa a BMW.

continua após a publicidade

Ainda segundo a marca alemã da hélice azul e branca, a velocidade máxima, limitada eletronicamente, é de 250 km/h. O Z4 M traz características típicas da família esportiva M, que o diferenciam do restante da linha. Os destaques ficam por conta das entradas de ar mais largas e da introdução de quatro saídas de escape. Na parte mecânica, a marca alemã ressalta a introdução do diferencial blocante variável sensível à velocidade, já utilizado no M3. A linha Z4 a ser mostrada em Detroit contará ainda com novas versões de motorização.

Os freios, tremendamente importantes, são os mesmos utilizados no CSL com 325 mm de diâmetro na dianteira e 294 mm na traseira, com toda a assessoria disponível (ABS, DSC e DTS). As rodas são aro 18 polegadas nas quatro extremidades e vestem pneus de grosso calibre (225/45 e 255/40 ZR 18, respectivamente) que têm a árdua tarefa de manter o BMW Z4 M sobre o asfalto.

continua após a publicidade