O sedã esportivo BMW M5 completa 20 anos esbanjando potência e sofisticação e foi apresentado por partes. Primeiro a montadora alemã apresentou a versão conceitual, em março. Depois o motor V10, na última semana de junho. Agora, finalmente, acaba de revelar a versão definitiva.
Tanto suspense se justifica: essa quarta geração do M5 deve ser um dos grandes destaques do Salão de Paris (França), em setembro. Há chances de ser mostrado no Brasil, em outubro, durante o Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo.
Se comparado às versões mais comportadas, as diferenças do novo M5, além do motor, ficam por conta de sutilezas como a tradicional grade dianteira bipartida com aberturas mais largas, apêndices aerodinâmicos nos pára-choques e laterais. Além das carcaças dos retrovisores mais aerodinâmicas, seus pára-lamas mais salientes abrigam rodas de aro 19. Na traseira, as quatro saídas de escape denunciam a sobra de potência sob o seu capô. E só. Por dentro, apenas detalhes exclusivos nos bancos, instrumentação e console central são diferentes no M5.
O trabalho dos engenheiros nesse sedã puro-sangue honra a tradição da história do M5, que começou em 1984 com uma série limitada que foi vendida apenas na Europa até 1988. Seu motor de 10 cilindros em V, 5.0 reúne o que há de mais moderno em engenharia automotiva. Os dados surpreendem, começando pela potência: são 507 cavalos e 53,1 kgfm de torque, com 8.250 rpm de giro máximo. Em comparação com o motor do M5 anterior, o ganho de potência foi de 20%.
Como nos modelos de competição, cada cilindro tem uma borboleta de aceleração para respostas mais rápidas nas retomadas e acelerações. Os dois cabeçotes vêm com quatro válvulas por cilindro e o sistema de escape duplo, desenhado por computador, é feito de aço inoxidável.
A nova transmissão, que inclui câmbio seqüencial SMG de sete marchas, proporciona trocas 20% mais rápidas, feitas por toques nas hastes instaladas atrás do volante. Tem onze opções de programação, sendo seis selecionadas no modo esportivo (S), quando as trocas são automáticas, mas baseadas em diversas variáveis, como a posição do acelerador e a velocidade.
Segundo a BMW, o novo M5 acelera de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos e atinge 250 km/h. Apesar disso, o velocímetro marca 330 km/h. Para conter toda essa “cavalaria”, a lista de equipamentos é extensa, com controle de estabilidade (que pode ser desativado por um botão no painel), suspensão ativa de alumínio e discos de freios perfurados com pinças de dois pistões, que podem parar o carro em apenas 36,6 metros vindo a 100 km/h.