Depois de 85 anos, a BMW inaugurou a sua primeira linha de montagem fora da Europa.
O local escolhido foi Manaus, um dos maiores centros de produção de motos do mundo.
A unidade brasileira foi montada em parceria com a Dafra, que, em apenas dois anos, tornou-se a terceira maior fabricante do setor, atrás da Honda e da Yamaha, conquistando 4% do mercado total. Para inaugurar a presença da BMW no Brasil como fabricante, a moto escolhida foi a G 650 GS, uma “on-off-road”, moto para uso misto, no asfalto e na terra, adequada para o Brasil, que tem ruas e estradas mal pavimentadas e mal conservadas.
Se o piso irregular é ruim para o carro, para a moto é pior ainda. Moto as características de resistência da 650 deve fazer sucesso, especialmente com o preço que vai chegar ao mercado, R$ 29 mil, R$ 10 mil a menos do que era vendida quando era importada.
A G 650 GS é a primeira moto monocilíndrica equipada com motor eletrônico digital, sistema que controla o processo de injeção de combustível. Tem um catalisador de três vias totalmente controlado eletronicamente, assim como o sistema ABS, opcional.
O freio da G 650 GS é a oitava geração do ABS Bosch, que pesa apenas 1,5 kg. A moto traz outras mudanças, como a injeção de combustível e o gerenciamento do motor desenvolvidos pela BMW, além do cabeçote do cilindro de alto desempenho.
Esse conjunto de tecnologia proporciona potência extra em baixa velocidade e desempenho com rotação livre do motor em alta.
Seu motor tem 652 cc, quatro válvulas com refrigeração líquida com potência de 50 cv a 6.500 rpm.
A BMW G 650 GS montada no Brasil está disponível em duas cores: preta e vermelha.
O projeto da BMW é ampliar a sua participação no mercado mundial, buscando atender as demandas que o presidente da BMW Motorrad, Hendrik von Kuenheim, enxerga para o próximo período: a ampliação de novos segmentos e o crescimento das vendas de motos de alta cilindrada.
Além, é claro, do crescimento previsto do mercado de motos total. De acordo com o dirigente alemão, em cinco anos o Brasil vai se transformar na quinta economia do mundo e ele quer ter o País entre os dez maiores mercados da BMW no mundo.
Muita gente diz há tempos que o Brasil se tornará uma das maiores potências mundiais. Se alguém tinha dúvidas sobre isso, hoje não tem mais, disse Motorrad, Hendrik von Kuenheim, na capital do Amazonas, onde inaugurou a linha de montagem da empresa, na fábrica da Dafra.