O “Roadster” Z4 chega para
substituir o modelo Z3.

No fim de setembro durante o Salão de Paris, a BMW apresentará um “roadster” totalmente novo. O conversível Z4 de dois lugares não somente define mais uma etapa do novo estilo de formas da BMW, mas também estabelece novos padrões em sua classe.

O novo modelo da BMW foi inspirado no protótipo X-Coupé. O carro apresenta características clássicas de um típico “roadster”: capô alongado, maior distância entre os eixos, poucas saliências e posição de assento baixa, bem inclinada para trás. A novidade é o “design” que cria sempre novos contrastes entre a luz e a sombra e forma o caráter especial do Z4. O interior será espaçoso com assentos esportivos de série e seu porta-malas com a tampa da caixa da capota variável, oferece um volume de até 260 litros, o suficiente para duas sacolas de golfe. A capota dobra-se em sanfona e possui um vidro traseiro com aquecimento. Tanto o Z4 3.0i de 231 cavalos (velocidade máxima de 250 km/h) como também o Z4 2.5i de 192 cv de potência (235 km/h), ambos equipados com motores de seis cilindros em linha de alto desempenho, garantem o puro prazer de dirigir.

A potência é transmitida ao eixo traseiro modificado do Série 3 com nova caixa de câmbio com seis marchas na versão 3.0i e cinco marchas no Z4 2.5i. O controle dinâmico de velocidade (FDC) permite dirigibilidade direta e esportiva, assim como programa de marchas opcional automático de cinco velocidades.

A maior distância entre as rodas, com centro de gravidade extremamente baixo, e uma distribuição otimizada da carga nos eixos de 50:50, garante direção muito precisa (Electric Power Steering). Freios de alta performance e pneus “runflat” de série, assim como o “Dynamic Stability Control” (DSC III) com modo de tração acionável garantem alta segurança de condução em todas as situações. Como uma extensão dos equipamentos do novo Z4 são fornecidos de fábrica (de série) a direção esportiva em couro, o sistema de proteção anticapotagem e muitos porta-objetos. Como opcionais podem ser adquiridos entre outros, sistema de som de última geração com a tecnologia Carver para uma acentuada reprodução de graves, assim como um telefone para o carro. O novo “roadster” Z4 da BMW substituirá o conversível anterior Z3 e será lançado no mercado norte-americano em outubro deste ano, enquanto na Europa o modelo chegará na primavera de 2003. Como opcional também será oferecido o SMG, uma caixa de câmbio seqüencial para ambas variantes de motores.

continua após a publicidade

continua após a publicidade