Externamente as versões de duas e quatro portas são praticamente idênticas, o que não acontece, por exemplo, com o seu rival Audi A3. As janelas laterais traseiras da Série 1 são menores e têm uma caída mais pronunciada em direção à traseira.
Na frente, a dupla grade foi revista e um novo pára-choque – com entradas de ar maiores e faróis auxiliares redesenhados – foi incorporado. Os faróis permanecem com o mesmo desenho e tamanho, mas ganharam máscara negra.
Na traseira, a principal alteração fica por conta do pára-choque reestilizado, que deixa o Série 1 com aparência rebaixada. Porém, visto de lateral, a novidade da linha apresenta portas maiores do que as da configuração já existente. Além disso, é exclusiva da versão de três portas a nova configuração do interior, com opção de três ou quatro lugares.
Nova gama de motores chegou ao modelo. A Série 1 começa agora com o 116i, com o 1.6 16V desenvolvido em parceria com a PSA e 115 cv (cavalos) de potência. O 118i tem 143 cv, o 120i passa a 170 cv e o poderoso 130i mantém os 265 cv de seu seis cilindros de 3.0 litros.
Outra novidade é o equipamento que aproveita a energia resultante das frenagens e a reaplica no sistema elétrico. Há ainda controles de estabilidade e tração, seis "airbags", indicador de calibragem dos pneus, entre outros. As vendas do novo Série 1 na Europa começam logo após a mostra suíça. O renovado Série 1 será apresentado ao público em março, durante o Salão de Genebra (Suíça).