A BMW lança a segunda geração do utilitário esportivo X3 totalmente renovada.
O novo modelo será apresentado ao público no final de setembro, quando da abertura do Salão de Paris (França). Inserido entre o novíssimo X1 e o X5, o novo X3 era o que faltava ser atualizado entre os BMW fora-de-estrada, que ainda tem X6.
Os traços do X3 2011 seguem o que a montadora alemã vem adotando ultimamente: grade dupla mais evidente e contornos mais arredondados. A novidade fica por conta dos farois retangulares. O modelo ganhou porte e ficou mais parecido com o X5. Mede 4,65 metros de comprimento, 9 cm a mais do que a primeira geração.
No habitáculo, o padrão germânico impera. O painel sóbrio tem linhas retas e os revestimentos misturam madeira, couro e alumínio. Entre os equipamentos, o “iDrive”, que comanda os sistemas multimídia e de navegação, e o “Head Up Display”, um projetor de informações no pára-brisa.
Os bancos traseiros são divididos na proporção 40:20:40 e o porta-malas do novo X3 pode levar entre 550 e 1.600 litros de bagagem. Em sua mecânica destacam-se a suspensão com rigidez variável (DDC) e o diferencial traseiro ativo (DPC). Inicialmente, o X3 terá só duas opções de motorização.
A versão xDrive20d terá motor turbodiesel quatro cilindros 2.0 de 184 cv (cavalos) de potência. Seu câmbio poderá ser manual de 6 velocidades ou o novo automático da BMW, com 8 marchas.
Mas o X3 a gasolina é o xDrive35i. Seu motor é o mesmo seis cilindros 3.0 com dois turbocompressores usado em outros BMW. São 306 cv de potência e câmbio automático como opção.
O conjunto permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e 245 km/h de velocidade máxima. De acordo com a montadora alemã, posterior-mente, novas motorizações serão colocadas na linha.