A fabricante de motocicletas italiana Bimota, apresentou recentemente a nova versão da superesportiva DB8 que agora tem lugar para dois ocupantes.

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Como o nome indica, a inédita superesportiva reserva um espaço para um – ou uma – garupa, além do piloto, é claro.

Especializada em criar verdadeiras obras de arte sobre rodas, a fabricante criou nome produzindo modelos de alto desempenho utilizando apenas o melhor dos componentes oferecidos pelas empresas voltadas para as duas rodas. Como todas as outras Bimota, a DB8 utiliza apenas materiais nobres e componentes de fornecedores consagrados.

Parece estranho, mas a nova moto é um “downgrade” da DB7. Ou seja, a nova “superbike” italiana abdicou das peças de fibra de carbono e titânio e adotou o alumínio e plástico na confecção de sua nova roupagem.

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Seu quadro é construído em tubos de alumínio soldados e a carroceria em fibra de carbono, que dão a moto leveza e equilíbrio, mérito a ser dividido com as contidas dimensões de 2,10 metros de comprimento e apenas 1,43 metro de entre-eixos. A suspensão dianteira é de garfos telescópicos invertidos da Marzocchi, totalmente ajustáveis, tal como a suspensão traseira monochoque da Extreme Tech.

Como outras motos da marca, o motor é fornecido pela compatriota Ducati. Trata-se do reconhecido bicilíndrico Testastretta Evoluzione em “L” – referência à disposição dos cilindros com separação de 90º entre as bancadas – de 1.198 cm³ que equipa a 1.198 da Ducati.

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Uma usina de força e tanto, de 172 cv de potência a 9.750 rpm e excelentes 13,4 kgfm de torque a 8 mil giros. A calaria é encarregada de carregar apenas 178 kg, em uma relação peso/potência que, se não alcança os míticos 1 kg/cv, chega na prática aos 1,03 kg/cv.

Os freios a discos são da italiana Brembo, com 320 mm e pinças de quatro pistões na dianteira e 220 mm e pinças com dois pistões na traseira. Os pneus são os Dunlop Sportmax GP, de competição, com medidas 120/70 na frente e 190/55 atrás. Em termos de estilo, a Bimota DB8 tem traços parecidos com os da Ducati 1198. A DB8 deverá ser a moto de entrada de linha para a marca.

Quando chegar ao Brasil, a nova Bimoto DB8 certamente será mais cara que a DB7, menos potente, que sai por R$ 98.250. Na Europa a DB8 deverá ser comercializada por 23 mil euros, ou seja, 3 mil euros menos do que o modelo DB7.