No Salão de Milão de 2008, foi apresentada mais uma representante do segmento das “café racers”: a italiana Moto Guzzi V7 Café Classic.

continua após a publicidade

Nada mais que a releitura de um modelo consagrado da marca nos anos 70, a V7 Sport de 1972.

Mantendo o estilo, a Classic exibe semiguidões presos nas bengalas, duas saídas de escape apontadas para cima e banco moldado de tal forma que pareça uma monoposto. Rodas raiadas e uma dupla de amortecedores na traseira (com regulagens de précarga na mola) complementam o desenho retrô da V7 Café Classic.

Vista de frente, a Classic impressiona pelo formato inusitado de seu motor. A tradicional motorização das Guzzi, (um V2 com 90 graus de inclinação montado transversalmente), também equipa este modelo retrô. Com 744 cm³, o motor gera 48,8 cv de potência a 6.800 rpm e torque de 5,57 kgf.m a 3.600 giros.

continua após a publicidade

Trata-se de um propulsor que esbanja força desde os baixos giros, tornando a pilotagem fácil e segura. O motor é alimentado por injeção eletrônica de combustível da Weber-Marelli e o escapamento traz catalisador e sonda “lambda” para atender às rigorosas normas antipoluição européias.

É bom lembrar que essa clássica moderna não surgiu para reinar nos números de desempenho, mas sim resgatar a essência desse estilo de motocicleta e oferecer muita diversão para o piloto.

continua após a publicidade

O quadro desta Guzzi é um berço duplo feito em aço, abrigando o motor V2. Marcas de equipamentos de ponta também não faltaram na italiana. Marzocchi (suspensão dianteira) e Brembo (freios) compõem a lista de itens de primeira linha.

A Guzzi V7 Café Classic mostra que cada vez mais os fabricantes voltam no tempo e criam releituras de motos que fizeram sucesso no passado. Entre os estilos “ressuscitados” podemos destacar também as “café racers”.

São motos naked, mas com o motor preparado e visual o mais parecido possível com as motos de corrida do passado. Para isso, equipavam-se as motos com guidões mais baixos, pedaleiras recuadas e sem o espaço para a garupa.

Inspirada na V7 Sport dos anos 70, a nova moto italiana apresenta estilo retrô e muita tecnologia. Por isso, os admiradores da marca aguardam o início da comercialização da Guzzi V7 Café Classic, que deve acontecer no próximo verão europeu.