Bela máquina: Ferrari 575M Maranello F1

A nova Ferrari de 12 cilindros se prepara para enfrentar um restrito mercado de supercarros. Tem todos os números que sonham os apaixonados pela marca do cavalinho empinado. Mas são poucos os que podem se dar ao luxo de pilotar essa máquina.

A 575M vermelha, como toda Ferrari, enfeitiça quem a observa. As linhas mudaram pouco em relação à 550, mas as modificações frontais, mais simples e lineares, acentuam a esportividade: a Maranello era e continua sendo um belo automóvel.

Por dentro, o modelo é quase todo novo. Diferente da 550, a instrumentação está toda em frente ao piloto, com o conta-giros de grandes dimensões em primeiro plano e com outro grafismo. Além disso, um “display” digital mostra a marcha engatada e também evidencia as mensagens de checagem de controle. Destaca-se também o controle da pressão dos pneus, pela primeira vez instalado numa Ferrari.

Os comandos estão dispostos de modo ergonomicamente corretos: os pedais (que são apenas o acelerador e o freio) são perfeitamente alinhados, com um amplo apoio para o pé esquerdo. O volante é regulável, se é que se pode ajustá-lo melhor. Mais difícil de ser regulado, porém, é o banco do tipo de corrida (opcional – de série vêm bancos mais clássicos com regulação elétrica) e dá a impressão de estar sentado bem abaixo do normal.

Na coluna de direção estão as hastes do câmbio seqüencial. As trocas são feitas com leves toques nas hastes instaladas atrás dos raios laterais do volante. A que fica do lado esquerdo reduz as marchas e a da direita faz trocas ascendentes. O habitáculo, refinado, com todo o cuidado artesanal, é belo e elegante, e o perfume do couro dos bancos é o inconfundível das Ferraris atuais.

O câmbio igual aos da Fórmula-1 se comporta muito bem com o potente motor V12. O acionamento da embreagem é fácil, a passagem de uma marcha para outra é quase imperceptível, afirmam os técnicos da Ferrari. Dirigir o carro é fácil e isso, provavelmente, é o melhor complemento que os técnicos da montadora poderiam dar a um modelo de 12 cilindros com mais de 500 cavalos. Essa Ferrari, é sem dúvida, um objeto de desejo de qualquer mortal. (BN)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo