Autopar: importante ferramenta de negócios

A 5.ª edição da Feira Sul-Brasileira de Fornecedores da Indústria Automotiva (Autopar) acontecerá entre os dias 9 e 12 de junho em Pinhais (PR). Consolidada, a Autopar faz parte do calendário nacional do segmento e é neste ano a feira mais importante do segmento automotivo. Para os apoiadores desta quinta edição, o presidentes Wilson Bill do Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos do Estado do Paraná (Sindirepa-PR) e Darci Piana da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio – PR), a participação em eventos, como a Autopar, é importante para firmar parcerias, conhecer novas tecnologias, ter contato com novos mercados ou produtos, trocar informações e se atualizar.

Confira a entrevista com os presidentes das instituições apoiadoras da Autopar:

Qual a importância da Autopar hoje para o segmento automotivo?

Wilson Bill (Sindirepa-PR) – A Autopar se tornou a segunda maior feira do segmento no País. È um importante meio para o reparador acompanhar os lançamentos de equipamentos, ferramentas e tirar suas dúvidas com fabricantes de autopeças.

Darci Piana (Fecomércio-PR).

Darci Piana (Fecomércio-PR) – As feiras em geral são importantes porque conseguem reunir, em um único espaço, informações e produtos que estão disponíveis, mas de forma fragmentada. A Autopar, em especial, consegue apresentar o que há de mais moderno para o setor automotivo como trazer personalidades deste setor para expor suas ideias e, com isso, acrescentar valor ao evento.

Por que as empresas do setor devem participar?

Wilson Bill – Como a feira reúne diversos fabricantes em um mesmo lugar dá a oportunidade de estreitar o relacionamento com os fornecedores, sem ter que agendar diversas viagens para manter contato.

Darci Piana – Creio que justamente por ser um evento aglutinador de ideias torna-se cada vez mais importante a participação das empresas. Em qualquer atividade – e no ramo automobilístico em especial – quem não se atualiza corre o risco de “perder o bonde da história” e ser ultrapassado pela concorrência. Os empresários do setor estão conscientes disso.

A maioria deles participa dessa feira porque sabe que é preciso estar atualizado não apenas para oferecer o que há de melhor, mas também com um preço mais competitivo.

Feiras são geradoras de negócios?

Wilson Bill (Sindirepa-PR).

Wilson Bill – Sempre. As feiras são oportunidades de geração de negócios sempre que o reparador esteja precisando ou encontre uma promoção. Também é um momento oportuno para conhecer as novidades do segmento.

Darci Piana – Sem dúvida nenhuma. De que outra maneira se consegue colocar frente a frente tanto a indústria quanto o comércio? O representante e o comerciante?

Como está o segmento automotivo no Paraná?

Wilson Bill – Com a entrada em excesso de veículos novos o setor de reparação está retraído. Quem compra um carro usado geralmente financia e não se programa para manutenções. Para ajudar o consumidor estamos com um projeto que visa oferecer juros atrativos de preferência na mesma equivalência do financiamento dos veículos novos para que o usuário possa manter o veículo em condições de uso
e com segurança. Este projeto ainda está em fase de aprovação e será um grande alavancador do setor automotivo, pois além de favorecer nosso setor, vai facilitar a implantação da inspeção ambiental permitindo consertar os veículos reprovados.

Darci Piana – O setor está se recuperando da crise econômica que já está quase fazendo se,u segundo aniversário. Depois de ter perdido muitas exportações no ano passado, a indústria automobilística se recupera e, junto com ela, o setor de autopeças. A nossa pesquisa conjuntural mostra nitidamente essa evolução. Na pesquisa de fevereiro, as vendas do setor já apresentavam uma alta de 5,87% nas vendas, no acumulado de 12 meses. Na comparação com fevereiro do ano passado, essa evolução é bem maior: 12,61%.

Quais são as expectativas para o setor automotivo para o segundo semestre de 2010?

Wilson Bill – Posso dizer que na resposta anterior resumi estas expectativas. Mas precisamos do apoio de nossos parceiros para aprovação desta linha de crédito ao setor de reparação. Serão gbeneficiados: o trabalhador que manterá seu posto de trabalho com produção maior, carteira assinada e com salário melhor; a indústria também vai aumentar a produção, a cadeia de distribuição com mais vendas e, com veículos mantidos em dia todos terão mais segurança e os riscos causados por acidentes diminuirão.

Darci Piana – São boas. Depois de ter acabado a isenção do IPI para automóveis, as vendas não despencaram como poderiam.

Reduziram, é claro, mas para percentuais dentro da realidade, como se pode ver. Acredito que vamos chegar ao final do ano com recorde em vendas de veículos. O setor de autopeças acompanha, mas como o parque automotivo está se renovando, e deve começar a sentir os efeitos dentro de três ou quatro anos, que é quando um automóvel novo começa a exigir reposição de peças.

Em sua opinião qual o ponto mais forte deste setor no Paraná? Por quê?

Wilson Bill – Uma vez que é alarmante o número da frota circulante em Curitiba – com crescimento de 7% ao ano – e como não existe nenhuma forma de avaliação dos impactos ambientais causados pelos veículos, o ponto forte e importante é que o Paraná dá o primeiro passo rumo a Inspeção Ambiental Veicular. Protocolado na Câmara Municipal de Curitiba o Projeto de Lei Ordinária que “cria o Plano de Controle de Poluição Veicular – PCPV, no âmbito do Município de Curitiba”. Temos muitos empresários perseverantes e que acreditam que com a implantação da Inspeção Ambiental e a aprovação da linha de financiamento para a cadeia automotiva, teremos empresas saneadoras e com profissionais preparados.

Darci Piana – O ponto mais forte dos dois setores é a constante evolução. O setor automotivo transformou a maneira de viver do ser humano. Encurtou distâncias, transformou o automóvel em um objeto de desejo, graças a essa evolução, acompanhada pelo setor de autopeças. Creio que o ponto forte é a constante presença bem perto da gente. Temos fábricas espalhadas pelo mundo, e quando precisamos de peças temos também a revenda bem perto da gente. Essa infraestrutura, a capacidade de estar bem próximo do consumidor é o ponto forte tanto da indústria quanto da reparação.

Serviço: A 5.ª Autopar – Feira Sul-Brasileira de Fornecedores da Indústria Automotiva acontece entre os dias 9 e 12 de junho, no Convention Center Expotrade – Pinhais grande Curitiba (PR). O horário de funcionamento é das 15h às 22h, de quarta a sexta-feira e das 13h às 20h no sábado. Evento técnico dirigido a profissionais e empresários. Será proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo acompanhados de seus responsáveis. Mais informações pelo telefone (41) 3075-1100 nos sites www.diretriz.com.br ou www.feiraautopar.com.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo