Tudo começou num dia 29 de janeiro. Foi há 125 anos, que o alemão Carl Benz deu início a uma revolução que se alastraria não só pela Europa, mas por todo o planeta.

continua após a publicidade

Nesse dia, o engenheiro registrou a patente n.º 37.435 do seu “veículo impulsionado por motor a gasolina” num escritório de patentes em Berlim, marcando o nascimento do automóvel.

Porém, é importante deixar claro que a data se refere a veículos dotados de motor a combustão interna. Modelos equipados com propulsores a vapor (com uma caldeira) existiam desde o século 17.

Apesar da produção em série dos primeiros automóveis ter sido iniciada em 1888, eles demoraram a se tornarem populares. Esse processo só começou no início do século 20 nos Estados Unidos, com a extinta Oldsmobile.

continua após a publicidade

E se tornou realidade graças a Henry Ford, que, em 1914, implantou a linha de produção do famoso Modelo T. O advento da produção em escala permitiu que cada carro deixasse a fábrica num período oito vezes menor que o dos concorrentes.

No início dos anos 1930, a Alemanha estava às voltas com uma grande crise, e uma das soluções apontadas para superá-la era a criação de um carro popular. Surgiram, então, os primeiros projetos de um “carro do povo” (Volkswagen, em alemão).

continua após a publicidade

Depois de muitas tentativas e diversos protótipos, nasceu, em 1937, o Fusca, então batizado de KdF (Kraft durch Freude, ou Força pela Alegria) Wagen. O inicio da Segunda Guerra Mundial, entretanto, fez com que a Alemanha direcionasse todos os investimentos – e fábricas – para a produção bélica.

Mas o projeto do “carro do povo” era tão bom que superou as dificuldades e, após o fim do conflito, não demorou a ganhar as ruas de todo o mundo. Como o momento era de reconstrução e as pessoas necessitavam de um meio de locomoção barato, simples e confiável, o Besouro veio bem a calhar.

No Brasil

No Brasil, a história da indústria automotiva começou em 1956, com o início da produção do Isetta, um curioso minicarro fabricado sob licença pela Romi, em Santa Bárbara d’Oeste, no interior de São Paulo.

No mesmo ano, a Vemag começou a montar o DKW em São Paulo. Mas foi a partir de 1959 com a inauguração da primeira unidade da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, SP, que a indústria floresceu.

De lá começaram a sair às primeiras unidades da Kombi – que segue em produção até hoje. Ford, General Motors e Fiat foram às outras grandes montadoras que se instalaram no Brasil posteriormente, até meados dos anos 1970. E só a partir de 1990 é que houve uma verdadeira invasão de novos modelos importados, e que perdura até hoje.