Entre 19 e 29 de outubro, o Audi TT Coupé será apresentado ao Brasil no Salão do Automóvel, no Parque Anhembi, em São Paulo. O carro foi lançado na Europa neste mês e tem duas opções de motor. Sua comercialização no Brasil será iniciada em fevereiro de 2007.

continua após a publicidade

A dianteira e a traseira ganharam expressividade: a grade do radiador serve como um elemento de definição da genética Audi, as largas entradas de ar insinuam a potência do motor, e os faróis bem marcados enfatizam a aparência esportiva do carro.

Na traseira, os pára-lamas proeminentes e as lanternas tridimensionais ganham destaque. Para começar, o novo Audi TT está disponível na versão cupê 2+2.

A versão "roadster" será lançada mais para frente. O porta-malas do novo modelo tem capacidade de 290 litros e fácil acesso, graças ao tamanho da tampa. Com os bancos traseiros rebaixados, a capacidade sobe para 700 litros. Os bancos esportivos "seguram" os ocupantes nos assentos, graças a ótima contenção lateral, e podem ser recobertos com três opções diferentes de couro. A posição rebaixada dos assentos para motorista e ocupante dianteiro garante sensação ainda mais esportiva.

continua após a publicidade

Seu "cockpit" é totalmente voltado para o motorista, do ponto de vista ergonômico. O desenho circular, um clássico no TT, pode ser encontrado em vários elementos, como nas três entradas de ar centrais. Todas as linhas convergem para o painel de instrumentos, com suas duas grandes escalas de velocidade e giros. Foi incluído ainda um velocímetro digital no "display" de informações para o motorista.

O novo modelo pode vir equipado com dois potentes motores a gasolina. A versão quatro cilindros 2.0 Turbocharged TFSI, com sistema de injeção direta de gasolina FSI, que desenvolve 200 cv de potência, acelera o carro de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos, com câmbio manual de seis marchas. A velocidade máxima é de 240 km/h, e o consumo de 13 km/litro.

continua após a publicidade

O torque máximo de 280 Nm está disponível em uma larga faixa de rotações desde 1.800 rpm até 5.000 rpm.

A segunda opção de motorização é ainda mais potente: um 3.2 V6 aspirado, que produz um som esportivo característico e desenvolve 250 cv de potência máxima, a 6.300 rpm, além de torque máximo de 320 Nm entre 2.500 e 3.000 rotações. O motor acelera o TT a 100 km/h em apenas 5,7 segundos e tem máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. O consumo é de aproximadamente 10,50 km/litro.

Ambos podem ser equipados com caixa de câmbio manual de seis velocidades. Como opcional, é oferecido o câmbio S-Tronic, de dupla embreagem. O sistema combina as vantagens de uma caixa de câmbio manual e a de uma automática ao mesmo tempo, com ênfase na esportividade.