Detalhes do A1 Quattro, confirmado no Salão de Paris, está sendo testado na neve no Canadá foram divulgados pela Audi. O compacto de luxo da marca alemã utiliza tecnologia semelhante ao do A3 e TT que em condução normal mantém a tração apenas na dianteira.
Mas caso o carro perca aderência, uma embreagem controlada eletronicamente envia força para o eixo traseiro, tracionando as quatro rodas. O projeto inicial da plataforma do A1 não previa a utilização da tração integral, entretanto, os engenheiros da marca fizeram modificações para a inclusão do sistema, o que possibilitará a criação de dois outros modelos que também usam essa plataforma, o Polo R e o CrossPolo, que finalmente terá tração nas quatro rodas.
Além disso, com a nova versão, toda a linha Audi estará disponível com a tração quattro. Sob o capô do A1 Quattro, estão disponíveis três opções de motorização no mercado europeu: 1.2 TFSI de 86 cv de potência,1.4 TFSI de 122 cv e uma terceira com bloco diesel 1.6 TDI com 105 cv de potência.
O modelo é uma das atrações do ‘Fascination of quattro’, evento sobre o sistema de tração nas quatro rodas que acontece em Montreal, no Canadá, e faz parte das celebrações do “quattro”, sistema de tração integral desenvolvido pela Audi.
A montadora alemã ainda não divulgou quando o A1 Quattro entra em produção. Testado na neve de Montreal, modelo a marca dos quatro anéis ainda não teve data para produção divulgada.