Audi RS6 chega às revendas em setembro

Produzido em pequena escala – cerca de 30 a 40 unidades apenas deverão ser vendidas no Brasil -, o Audi RS6 é o primeiro carro de série, no mundo, equipado com motor V8 biturbo, o que deixa claro as pretensões da fábrica em relação a ele.

Com ajuste final dado pela Cosworth, na Inglaterra, onde turbos e “intercoolers” foram adicionados, o motor de 4.2 litros chega ao RS6 desenvolvendo 450 cv de potência de 5.700 a 6.400 rpm, e de 560 Nm de torque máximo, entre 1.950 e 5.500 rpm. Valores que explicam a aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e a velocidade de 250 km/h, limitada eletronicamente por imposição da legislação alemã.

Novidade também é a suspensão DRC (Dynamic Ride Control), que mantém o carro nivelado ao solo, para melhor estabilidade, mesmo durante manobras mais radicais. Uma barra estabilizadora ativa que impede que a carroceria se incline, durante a curva, sobre as rodas de apoio do carro.

A tração permanente “Quattro” e o câmbio Tiptronic de cinco marchas – com acionadores para troca de marchas no volante de direção – foram adequados às exigências de desempenho e de estabilidade do RS6. Os freios do novo Audi têm discos maiores, ventilados, perfurados, e pinças dianteiras com oito pistões.

Antes de chegar às concessionárias, em setembro, o Audi RS6 foi levado para a pista do aeroporto da Embraer, em São José dos Campos, onde foi avaliado pelo piloto de testes da empresa aérea Eduardo Menini. “O RS6 me traz sensações que vivi quando era piloto de aviões de caça. Há muita semelhança no jeito como o carro acelera, a maneira como ganha velocidade.” A comparação foi de Eduardo Alves Menini ao sair do luxuoso sedã na pista do aeroporto da Embraer, em São José dos Campos, interior de São Paulo.

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