Quem gosta da marca Audi, em especial dos seus carros, sabe que tecnologia é um dos pilares que sustentam a trajetória de sucesso da montadora alemã.

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E o Audi Q5 não é exceção, mesmo porque o mercado brasileiro foi invadido por modernos utilitários esportivos, pequenos, grandes, urbanos ou luxuosos, os SUVs (Sporty Utility Vehicle).

Assim, de carona nessa tendência e animada com o bom desempenho de vendas nos últimos meses, foi que a Audi resolveu importar o Q5, o irmão mais novo do jipão Q7.

Com muita tecnologia, o Audi Q5 chegou às concessionárias em duas opções de motorização (2.0 Turbo FSI e 3.2 V6 FSI), ambas com tração integral ‘quattro’, e três variações de acabamento (Attraction, Ambiente e Ambition).

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Mas toda tecnologia embarcada tem preço: o modelo de entrada, 2.0 Turbo FSI Attraction parte de R$ 205.840, enquanto o topo de linha, com motor 3.2 V6 Turbo FSI Ambition começa em R$ 274.500,00.

Durante a apresentação do jipe em Campinas (SP), aceleramos a versão 2.0 Turbo FSI, avaliando-a para o Jornal do Automóvel.

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Combinação do motor 2.0 Turbo FSI (com injeção direta de gasolina, duplo comando de válvulas e sistema variável de abertura e fechamento de válvulas), e o câmbio automatizado S-tronic, de sete velocidades e dupla embreagem, mostrou que o Q5 é um carro potente e, ao mesmo tempo, econômico.

O consagrado motor 2.0 TFSI entrega 214 cavalos de potência ao Q5, alcançado aos 4.300 rpm.

E o bom torque de 35,7 kgfm, disponível aos 1.500 rpm, proporciona ao motorista ultrapassagens rápidas e seguras.

O câmbio S-tronic, de sete velocidades, traz a opção automática, manual (com trocas na alavanca ou por borboletas atrás do volante) e esportiva (‘S’). Em trechos de estradas no interior de São Paulo, a suspensão do Q5 trabalhou em sintonia com os ocupantes, que pouco sentiram as irregularidades.

Sua direção eletroidráulica responde aos desejos do condutor: é leve para manobras e firme em altas velocidades.

O ADS (Audi Drive Select), configura as características de dirigibilidade (confortável ou esportiva) por intermédio de amortecedores adaptativos.

Outra tecnologia interessante é o piloto automático adaptativo, que controla a velocidade do veículo em relação à distância do carro da frente, atuando junto aos freios.

De acordo com a Audi, o SUV Q5 pode fazer até 12,3 km/l na estrada com o ar-condicionado desligado e sem cargas.

Na cidade, os dados de montadora indicam média de 8,7 km/l, nada mal para um veículo de 1.740 quilos e motor de 214 cv.

Mas difícil acreditar que alguém se arrisque a colocar um jipinho de R$ 200 mil na lama ou em provas de “off-road”. É muita tecnologia embarcada para ser colocada em risco. (BN)

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, 4 cilindros em linha, 16V, a gasolina, turboalimentado, com cabeçote e bloco em alumínio, duplo comando de válvulas variável (DOHC) e sistema variável de abertura e fechamento das válvulas de admissão
(Audi Valvelift System)
Cilindr.: 1.984 cm³
Potência: 214 cv de 4.300 a 6.000 rpm
Torque: 35,7 kgfm de 1.500 a 4.200 rpm
Câmbio: Automatizada S-Tronic de 7 velocidades
Comp.: 4,63 m
Largura: 2,08 m
Altura: 1,65 m
Eixos: 2,81 m
Peso: 1.740 kg
P. malas: de 540 a 1.560 litros
Susp: Independente com cinco braços em aluminínio (Five-Link) e barra estabilizadora tubular, na dianteira, independente do tipo trapezoidal com braços articulados sobrepostos em alumínio, subchassi e barra estabilizadora tubular
(Four-Link), na traseira
Freios: Discos ventilados, dianteiro, a disco, traseiro. Sistema ABS, EBD, ESP, HBA, ASR e BA.
Tanqu,e: 75 litros
Consumo: 8,7 km/l (cidade), 12,3 km/l (estrada) e 10,6 km/l (uso misto)
Vel. final: 222 km/h – dados da montadora
Preço: R$ 229.230,00