A Audi aproveitou o Salão do Automóvel de São Paulo, para apresentar o seu primeiro modelo supercompacto, o A1. Lançado em junho na Alemanha, o carro chegará às concessionárias brasileiras da marca no primeiro trimestre do ano que vem por preço próximo ao do concorrente direto, o Mini Cooper, R$ 90 mil.
Com menos de 4,0 metros de comprimento, ele esbanja charme, modernidade e um desenho único. Predominantemente urbano, o modelo é ágil no trânsito das grandes cidades e oferece facilidades para o uso no dia a dia. Com estilo inconfundível e linhas harmoniosas, o novo compacto premium chama atenção pelo design cupê, inovador e marcante.
O novo Audi A1 é espaçoso e arejado, com painel de instrumentos que lembra a asa de um avião, com quatro entradas de ar circulares representando as turbinas do jato.
Com detalhes que enfatizam sua categoria Premium, ele oferece um pacote de estilo focado em “infontainment”, além de opções de personalização do modelo de acordo com o proprietário, com cores modernas, saídas de ar coloridas, assentos com cores diferenciadas, ou luzes com LEDs, por exemplo.
Seu motor 1,4 TFSI de 122 cv de potência tem torque máximo de 200 Nm, disponível continuamente entre 1.500 e 4.000 rpm. O câmbio é o automatizado S tronic de sete marchas com dupla embreagem.
De série o A1 traz o sistema “start and stop” (que desliga o motor automaticamente quando o carro para e liga assim que o motorista pisa no acelerador), seis airbags, ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de força) nos freios, sistema de conectividade, comando de voz e tela retrátil e GPS, o que torna o modelo o mais completo da categoria.