A principal atração do estande da Audi no Tokyo Motor Show 2005 (Japão), que abre suas portas para o público em 21 de outubro próximo, será o protótipo Shooting Brake. Trata-se de um compacto esportivo que tem grande semelhança com o A3, pelo menos no que se refere ao formato da carroceria. Entretanto, o modelo conta com características peculiares e inéditas, que deixam seu aspecto final bem parecido com o dos cupês.
O Shooting Brake estréia uma nova característica da Audi: a grade trapezoidal única, usada em diversos modelos da marca, com barras cromadas horizontais, que dão ao modelo aspecto futurista e esportivo. Ainda merecem destaque as entradas de ar largas e proeminentes, bem como o difusor de alumínio, localizado sob a grade do radiador.
As rodas de 19 polegadas foram desenvolvidas pela divisão esportiva da Audi, a quattro Gmbh, e contam com desenho exclusivo. Junto com os pára-lamas largos e as linhas arredondadas das laterais, elas dão ao Shooting Brake aspecto robusto e agressivo.
Na traseira, o destaque fica por conta das lanternas com formato futurista, que extravasam pelas laterais do carro. O interior do Shooting Brake traz detalhes de esportividade, ressaltados pelos assentos baixos, console central alto, posição da alavanca do câmbio e presença de alumínio nos pedais. As saídas de ar circulares, herdadas do protótipo Le Mans, completam o visual da cabine.
Mas nem só de esportividade é feito o Shooting Brake. Neste protótipo, a Audi privilegiou o conforto, introduzindo assentos ergométricos, que oferecem suporte lateral eficiente. Uma das novidades do protótipo é o novo sistema de navegação, controlada por meio de uma tela com função ?touch screen?. Neste mesmo monitor, está presente o MMI (Multi Media Interface), tecnologia herdada do A8, que permite ao motorista operar todas as funções do carro conceito.
O Shooting Brake está equipado com novo sistema de suspensão e amortecedores adaptativos, além da conhecida tração integral ?quattro?. Sob o capô está o motor 3.2 V6, já utilizado na versão esportiva do A3. O propulsor rende 250 cv de potência e 32,3 kgfm de torque entre 2.500 e 3.000 rpm, números suficientes para levá-lo da imobilidade a 100 km/h em 6 segundos. A velocidade máxima, controlada eletronicamente, é de 250 km/h. O Shooting Brake está equipado com câmbio manual de seis marchas.