A Audi acaba de revelar a linha 2008 do sedã de luxo A8. O modelo traz como novidades, leve ?facelift? e o motor seis cilindros em ?V?, com 2.8 litros, que faz sua estréia na marca dos quatro anéis.
O modelo, de acordo com a Audi, acelera de 0 a 100 km/h em oito segundos e tem velocidade máxima de 238 km/h. O motor conta com tecnologia FSI (injeção direta de combustível) e comando variável de válvulas (Valveshift), que resultou em nada menos que 210 cavalos de potência e consumo de 12 km/l na cidade, segundo a marca.
A transmissão é a Multtronic com CVT e modo seqüencial, que oferece sete marchas. Desenvolvido a partir do sistema Audi Space Frame, o A8 2008 tem carroceria praticamente inteira em alumínio e pesa 1.690 quilos. Outras boas notícias são: o gerenciamento eletrônico do sistema de suspensão a ar, que se auto-adapta para amortecer melhor as irregularidades do asfalto, e o radar inteligente.
Outro recurso alerta o motorista em situações de perigo, como a aproximação de um outro veículo no ?ponto cego? do motorista, por exemplo. Neste caso, uma luz amarela aparece no retrovisor.
Passando para o quesito ?design?, o veículo de luxo da Audi ganhou uma nova grade frontal, espelhos retrovisores remodelados, tecnologia noturna para os faróis de LED e novo desenho nas rodas. O interior foi personalizado com aplicações em alumínio e novas cores.
Mas se de um lado o sedã de luxo passou a incorporar mais tecnologias e itens de segurança, a linha 2008 do A8 deixa de contar com o sistema de tração permanente quattro. Agora, os 28,6 kgfm de torque, disponíveis entre 3.000 e 5.000 rpm, são despejados apenas nas rodas dianteiras. Mesmo assim, a marca dos quatro anéis assegura que o desempenho do A8 se equipara a modelos de segmentos superiores.
A Audi não determinou a data do lançamento oficial do modelo, mas divulgou o preço sugerido em seu país de origem, a Alemanha: 61.900 euros (aproximadamente R$ 163 mil).