Audi Le Mans quattro: uma obra de arte veloz

Depois de vencer por três vezes consecutivas às 24 Horas de Le Mans (2000, 2001 e 2002) com o modelo de competição R8, a Audi foi ainda mais longe apresentando no Salão de Frankfurt deste ano o protótipo Audi Le Mans quattro, uma das principais atrações.

A esportividade é realçada pela pintura azul jateada. Sua carroceria desenvolvida num túnel de vento de última geração combina a consagrada estrutura de alumínio da Audi (ASF) com detalhes de fibra de carbono, o que proporciona maior rigidez e menor peso (1.530 kg) e, conseqüentemente, o máximo de dinamismo na estrada.

Na carroceria vem embutido um “spoiler” traseiro que sobe automaticamente quando a velocidade supera os 120 km/h. É um componente que lhe dá mais estabilidade. Além disso, quando num circuito de curvas fechadas, por exemplo, o condutor pode manter o “spoiler” constantemente elevado, bastando para isso apertar um botão situado no volante.

Como uma obra de arte, o motor do Le Mans quattro, de localização central, pode ser admirado sem que se abra sua tampa, quase toda transparente. O Le Mans quattro é o Audi esportivo mais veloz de todos os tempos. Equipado com um motor V10 biturbo de cinco litros, com injeção direta de combustível FSI, ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e precisa de apenas 10,8 segundos para chegar a 200 km/h, marcas realmente incomuns. Sua velocidade máxima teórica é de 345 km/h, porém limitada eletronicamente a 250 km/h.

O motor desenvolve 610 cv de potência a 6.800 rpm e se destaca igualmente pelo torque de 750 Nm, obtido a partir do reduzido regime de rotação de 1.750 rpm, e que se mantém constante até 5.800 rpm, dando ao modelo excepcionais condições de dirigibilidade. Lateralmente, atrás das portas, uma grande tomada de ar, em curva acentuada para fora, fornece a refrigeração necessária para o motor bem como para os freios, o óleo e os “intercoolers”. O câmbio manual de seis marchas, com curto espaçamento entre elas, permite ao condutor dosar essa força da forma mais apropriada.

Outro ponto de destaque é o painel de instrumentos, que mistura o “design” nostálgico do velocímetro e do conta-giros analógico com o revolucionário sistema MMI (Multi Midia Interface), lançado recentemente no Audi A8. O Le Mans quattro é um verdadeiro carro dos sonhos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo