Lançado em 1998, o Audi TT virou um ícone, um marco, um modelo "cult" do segmento de cupês esportivos e deu à marca um novo significado. A segunda geração que acaba de ser apresentada na Alemanha, é ainda mais surpreendente que a antecessora: o carro ganhou no "design", na transmissão de força e na dirigibilidade.
O desenho do novo Audi TT Coupé é um símbolo de sua majestade e estabilidade. Sua carroceria mistura linhas poderosas e discretas. Os "designers" da Audi aperfeiçoaram com delicadeza o conjunto do modelo, baseado numa combinação de círculos e cúpulas. O novo TT dá a impressão de querer mover-se rápido, mesmo estando parado. Em comparação à versão antiga, o modelo ficou 137 mm maior, com 4.178 mm de comprimento, e 78 mm mais largo, com o total de 1.842 mm de largura.
Sua carroceria é fabricada em alumínio e aço pelo método de construção ASF Space Frame desenvolvido pela Audi. Inicialmente, o novo Audi TT está disponível na versão cupê 2+2. A versão Roadster será lançada mais para frente. O porta-malas do novo modelo tem capacidade de 290 litros e fácil acesso, graças ao tamanho da tampa. Com os bancos traseiros rebaixados, esta capacidade sobe para 700 litros.
Os bancos esportivos "seguram" os passageiros no assento, graças a uma ótima contenção lateral, e podem ser recobertos com três opções diferentes de couro. O interior é totalmente voltado para o motorista do ponto de vista ergonômico. O desenho circular, um clássico no TT, pode ser encontrado em vários elementos, como por exemplo, nas três entradas de ar centrais.
Dois potentes motores a gasolina equipam o novo esportivo da Audi. A versão quatro cilindros 2.0 turbo charge TFSI, com sistema de injeção direta de gasolina FSI, que desenvolve 200 cv de potência, acelera o carro de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos, com câmbio manual de seis marchas. A velocidade máxima é de 240 km/h.
A segunda opção de motorização é ainda mais potente: um 3.2 V6 aspirado, que produz um som esportivo característico e desenvolve 250 cv de potência. Este motor acelera o TT a 100 km/h em apenas 5,7 segundos e tem máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Para aumentar a propulsão, ao alcançar 120 km/h, um "spoiler" emerge da tampa do porta-malas. O cupê esportivo da Audi chega ao Brasil ainda este ano.