A Audi confirma para maio a chegada do novo A3 Sport no Brasil. O hatch premium de três portas, que fez a sua estreia em outubro passado no Salão do Automóvel de São Paulo, está equipado com motor 1.8 TFSI a gasolina de 180 cavalos. Com transmissão S tronic de 7 velocidades, com dupla embreagem, e tração dianteira, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e alcança a velocidade máxima de 232 km/h.

continua após a publicidade

A montadora incluiu no veículo o sistema Start-Shop, de série, desliga o motor quando o carro está parado e auxilia na redução do consumo, bem como das emissões de gases poluentes. Outro destaque é a tecnologia Audi ultra, de construção leve, aplicada ao habitáculo e o uso de alumínio em partes do carro como capô e para-choques. O modelo também incorpora o sistema de recuperação de energia, que aproveita a energia cinética gerada nas desacelerações e frenagens e transforma-a em energia elétrica, que é armazenada na bateria. Quando o veículo acelera novamente, esta energia é redirecionada para o alternador, economizando, assim, até 3% em combustível.

O A3 Sport mede 4,23 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,42 m de altura, com distância entre-eixos de 2,6 m. Seu design renovado destaca a grade com cantos angulosos, além do conjunto ótico, com faróis estreitos e com ajuste automático de altura e limpador, bem como os faróis de neblina. O modelo de série traz no interior ar-condicionado automático, computador de bordo colorido, espelho retrovisor interno antiofuscante automático e pacote de luzes, além de sensor de luz e chuva. O teto moldado em tecido preto incorpora o teto solar panorâmico elétrico. O compartimento de bagagem oferece 365 litros de capacidade na configuração básica, com a opção ser expandida para 1.100 litros com o banco traseiro rebatido.

Entre os itens de segurança, estão airbags frontais para motorista e passageiro, airbag para o joelho do condutor e airbags laterais dianteiros de cabeça. O A3 Sport incorpora ainda o sistema Audi Drive Select, que permite ao motorista decidir o modo de condução e características do acelerador, direção hidráulica e câmbio S tronic escolhendo entre os modos Conforto, Auto, Dinâmico, Individual ou Eficiência.

continua após a publicidade

Seus principais concorrentes no mercado nacional são o recém-lançado Mercedes-Benz Classe A e BMW Série 1. O preço do veículo ainda não está definido. A montadora ressalta, no entanto, que fará parte da nova tabela de preços com cotas do Inovar-Auto e prorrogação do IPI reduzido.

Divulgação