A oitava geração do Audi A4, sedã médio da montadora alemã, está chegando às concessionárias do País.

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Pelo preço de R$ 229.000, é possível se adquirir o modelo com motor 3.2 l V6 com injeção direta de combustível (FSI) e o sistema de tração integral quattro.

Seu motor desenvolve 269 cv a 6 500 rpm e 33,7 kgfm de torque a 3 500 rpm. No mês de outubro, a montadora alemã oferecerá mais duas configurações que utilizarão o mesmo bloco 2.0 l turbo, também com injeção direta, porém com duas faixas de potência, 183 cv e 214 cv.

De acordo com a Audi, esses motores consomem 9% a menos de combustível devido ao novo sistema de alimentação. O 2.0 l turbo de 183 cv tem 32,6 kgfm de torque disponível entre 1 500 e 3 900 rpm, impulsionando o veículo de 0 a 100 km/h em 7s9 e até 236 km/h.

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Com potência elevada para 214 cv, o torque atinge 35,6 kgfm entre 1 500 e 4 200 rpm, suficientes para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6s9. Tanto ele quanto o 3.2 l V6 têm velocidade máxima limitada a 250 km/h, sendo que o último parte da imobilidade aos 100 km/h em 6s4. Com 12 cm a mais no comprimento e 5 cm na largura, o novo A4 passa a medir 4,70 m, com entreeixos de 2,81 m.

Seu peso foi reduzido em 10%, graças ao uso de um tipo de aço mais leve. O porta-malas tem capacidade para 480 litros, expansíveis até 962 litros com os bancos traseiros rebatidos. Quanto a segurança, ele conta com seis “airbags”, dois frontais, dois nas laterais dos assentos dianteiros e outros dois do tipo cortina.

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Internamente, houve ganho de 29 mm no espaço para as pernas dos ocupantes do assento traseiro e todos os A4 possuem acabamento em couro Premium. O ar-condicionado foi melhorado e, nas palavras da Audi, conta com uma capacidade de resfriamento 10% maior e 20% a mais de eficiência, resultando em menos consumo de combustível.

Outras novidades do A4: o “Parking System Plus”, que por meio de uma câmera e sistema gráfico, auxilia nas manobras; o “Audi Side Assist”, composto por radares que monitoram as laterais do carro e avisa o motorista caso algum veículo se aproxime de forma perigosa do carro; e o inovador piloto automático que funciona entre 30 e 200 km/h e controla a distância do automóvel à frente.

Como medida de segurança, um subsistema do dispositivo pode “pedir” ao condutor que auxilie na frenagem, caso a programada pelo sistema não esteja adequada.

E os cintos de segurança dianteiros são equipados com o “Audi Backguard”, o qual atua em conjunto com os pré-tensionadores e evita o efeito chicote gerado em colisões traseiras. Por isso é que o preço dessa segurança toda é R$ R$ 229.000.