No último dia 14 de dezembro, a Audi reuniu a imprensa automotiva em São Paulo, para apresentar as versões as versões esportivas TTS e S3, respectivamente as opções mais apimentadas do TT (com carrocerias Coupé e Roadster) e do “hatch” médio A3 Sportback.
Designadas pela sigla S, as configurações são os últimos lançamentos da Audi em 2009 no Brasil e completam um ciclo de novidades que vem buscando resgatar a imagem de prestígio da montadora alemã no País após a queda brusca nas vendas com o fim da produção do A3 nacional, no fim de 2005.
Tanto o S3 como o TTS trazem modificações de apelo esportivo externamente para acompanhar o desempenho e aprimorar a aerodinâmica. O destaque fica por conta da clássica grande frontal em formato de trapézio invertido, que vem contornada com molduras cromadas, também presentes no interior em barras longitudinais.
No pára-choque frontal novo chamam a atenção as enormes tomadas de ar na base. E os faróis exibem a fileira de diodos luminosos (leds), que se tornaram elemento comum da recente identidade visual da marca.
O S3 e o TTS chegam bem equipados de série, com sistema de som Premium da marca Bose, bancos revestidos de couro com variadas combinações de cor, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, ajustes elétricos para os bancos dianteiros, faróis bixênon, rodas de liga leve próprias, ar-condicionado de duas zonas, entre outros itens.
Confirmando sua esportividade, tanto S3 quanto o TTS Coupé e Roadster são equipados com o mesmo conjunto mecânico, movimentado pelo motor 2.0 litros FSI, de quatro cilindros em linha e sobrealimentado por um turbocompressor.
O motor está acoplado ao moderno câmbio automatizado de seis velocidades e dupla embreagem S tronic com 35,7 kgfm de torque, alcançados por inteiro em ampla faixa de giros, que vai dos 2.500 rpm até 5 mil rotações.
A potência em cada modelo tem rendimentos distintos. No S3, são 256 cv de potência, enquanto no TTS o motor rende 272 cv. Mas a velocidade máxima é a mesma nos dois esportivos: 250 km/h – limitada eletronicamente.
E as arrancadas de 0 (zero) a 100 km/h variam: são 5,2 segundos e 5,4 segundos, respectivamente, no TTS Coupé e no Roadster, e de exatos seis segundos no “hatch” S3. Em ambos, a tração integral permanente quattro. Quanto a preços, o Audi S3 parte de R$ 208 mil e o TTS tem preços iniciais de R$ 283.750 na carroceria Coupé e de R$ 299 mil na configuração Roadster.
