Este ano é muito especial para a Audi Brasil. Em 2008, a marca completa 15 anos no País e, para comemorar seu aniversário, realizará um evento memorável na primeira quinzena de setembro, no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – em São Paulo (SP).

continua após a publicidade

Duas das maiores atrações confirmadas para o evento são a inédita presença do modelo conceito Audi A1 “project quattro” – o luxuoso e diferenciado cupê compacto – e o lançamento do novo Audi A4, carro mais vendido pela montadora em todo o mundo. Com um motor 1,4-litro de 150 cv, o veículo foi apresentado no Salão de Tóquio, Japão, em 2007 com o nome Metroproject quattro.

O protótipo A1 “project quattro” oferece tecnologia híbrida totalmente independente e inovadora.

Com um motor 1.4 TFSI de 150 cavalos, o veículo é comandado a partir do volante, utilizando-se do sistema de câmbio S tronic.

continua após a publicidade

A novidade é um motor elétrico posicionado no eixo traseiro, que permite adicionar 200 Nm de torque durante a aceleração.

Com utilizações simultâneas dos motores TSFI e elétrico, a tração “quattro” transfere toda a potência para o asfalto da maneira mais eficiente.

continua após a publicidade

Além de suas características esportivas (o novo modelo chega a 100 km/h em 7,8 segundos, alcançando velocidade máxima de 201 km/h), durante os testes, o carro da Audi utilizou apenas 4,9 litros de combustível num percurso de 100 km, com taxas mínimas de emissão de 112g/km.

Outra grande estrela do evento será o novo Audi A4, que terá o seu lançamento oficial no mercado brasileiro no período da apresentação no MuBE. Com carroceria mais leve e de maior tamanho (cresceu 20 cm), o sedã da Audi ficou ainda mais confortável.

Também é mais atraente com as importantes alterações de estilo e, principalmente, pela inédita introdução de 14 lâmpadas de leds em cada um dos contornos dos faróis dianteiros.

Vem também com novos motores (3.2 FSI V6 de 265 hp e 2.0 FSI quatro cilindros de 210 e 180 hp), novo sistema de tração quattro, novos dispositivos de segurança, como o Audi Lane Assist (vibra a direção quando o condutor sai da faixa de rodagem por descuido) e o Audi Side Assist (alerta de luz nos espelhos retrovisores que detecta veículos em ponto cego no momento de uma ultrapassagem) e o inédito sistema Drive Select, um botão no console que permite ao motorista decidir se quer o carro mais confortável, esportivo ou normal.

O sistema atua no motor (coletor de admissão), nos amortecedores (que podem abaixar o carro até 20 mm), na direção e na caixa de marchas.

Por conta da importância e da grandiosidade deste evento, a Audi não participará do Salão do Automóvel de 2008. Por isso foi feita a opção de realizar uma exposição externa, fora do Anhembi. Na próxima edição do salão, a Audi pretende retomar seu espaço no evento.