Com o R10, a Audi mergulha em um território ainda pouco conhecido, que é o do motor a diesel. ?O novo protótipo vai ajudar os técnicos da Audi a extrair o máximo de informação da nova tecnologia TDI?, comentou Martin Winterkorn, um dos presidentes da Audi AG.
Comparado com o R8, o R10 traz mudanças radicais no chassi. Além disso, tem rodas mais longas que as do seu antecessor. Os pneus dianteiros são, pelo menos até agora, únicos para um protótipo de Le Mans. Novas tecnologias também foram implantadas durante o desenvolvimento do chassi de fibra de carbono. Chassi, motor e caixa de engrenagem têm formas rígidas.
?O projeto R10 é o maior desafio já enfrentado pela Audi Sport?, comentou o presidente da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. ?A tecnologia TDI ainda não chegou ao seu limite, ou seja, temos muito a explorar. Mas somos o primeiro a enfrentar esse desafio?, acrescentou.
Equipado com dois motores a diesel bi-turbo TDI de 12 cilindros em V, o novo R10 V12 é suave e silencioso, o que significa um tremendo avanço no desenvolvimento dos motores a diesel.
Em novembro, o novo R10 completou a primeira bateria de testes de um extenso programa, que incluirá a participação nas 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos, dia 18 de março do ano que vem. Em junho, o protótipo fará sua estréia nas 24 Horas de Le Mans (dias 17 e 18 de junho).