O S8 tem aparência excepcionalmente esportiva, sem nunca ser agressivo. As maiores diferenças estão na frente e na traseira. A grade do radiador apresenta o emblema S8 cinza ?platinum?, e os suportes verticais têm acabamento cromado. Abaixo da grade existem três entradas de ar. As duas maiores entradas abaixo dos faróis são cobertas com grades em forma de ?favos-de-mel?.
O novo modelo também tem novidades no interior: pela primeira vez, bancos bicolores com costura contrastante estão disponíveis na versão ?standard?. Suas quatro combinações de cores enfatizam o apelo esportivo. A cor da área central do assento difere das laterais e dos apoios de cabeça.
Equipado com o novo motor V10, fruto da experiência do superesportivo Lamborghini Gallardo, o S8 tem performance única. O propulsor de 5,2 litros desenvolve 450 hp de potência e 540 Nm de torque máximo, já disponível em 3.500 rpm.
Como no R8 de Le Mans, o carro de corrida de maior sucesso no mundo, o motor FSI a gasolina garante desempenho superior ao S8. Este sedã de luxo faz de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/hora, limitada eletronicamente. O novo S8 é equipado com câmbio Tiptronic de seis velocidades. O Audi S8 pesa 1.940 kg, incluindo a tração ?quattro? de última geração.