As inovações tecnológicas fazem do Metroproject quattro um carro com a eficiência, dinamismo e dirigibilidade prazerosa que só um Audi pode oferecer, agora também para o dia-a-dia nas grandes cidades. O design exterior é ao mesmo tempo simples e estiloso. Com a carroceria ampla e janelas reduzidas, produz o visual clássico dos cupês desenvolvidos pela Audi.
O teto possui dois arcos de alumínio localizados no limite das janelas, enfatizando a aparência dinâmica da carroceria compacta do veículo. Acima do vidro traseiro, um spoiler complementa o seu estilo esportivo. A grade dianteira agressiva marca registrada dos modelos Audi, comprova o DNA esportivo do protótipo, que vem equipado com a tecnologia LED nos faróis.
Seu interior é um dos mais espaçosos de sua categoria, com quatro assentos individuais. Com elementos de curvas em suas portas, o cockpit se torna completamente esportivo. O painel e o console central foram desenhados inteiramente ao redor do condutor. Detalhes como as saídas de ar e os controles de ar-condicionado são semelhantes ao painel de um avião. Seus detalhes continuam sendo circulares, lembrando muito o cockpit do Audi TT. A característica de manter elementos em alumínio também é percebida nos detalhes das portas e em elementos do painel.
O centro de controle disponibiliza nova e inovadora tecnologia: o dispositivo móvel removível. Essa unidade portátil oferece funções para telefones celulares, unidade de navegação, áudio e vídeo, todos em um único sistema. Por ser removível, o dispositivo também pode ser utilizado em sistemas de outros veículos. O Audi Metroproject quattro é equipado com o mesmo seletor de direção que pode ser encontrado como opcional do novo Audi A4. Ele permite que o condutor pré-selecione uma ou duas configurações de dirigibilidade.
O protótipo Metroproject quattro oferece uma tecnologia híbrida totalmente independente e inovadora. Com um motor 1.4 TFSI de 150 cavalos, o veículo é todo comandado a partir do volante, utilizando-se do sistema de câmbio S tronic. Trata-se de um motor elétrico posicionado no eixo traseiro, que permite adicionar 200 Nm de torque durante a aceleração. Ao dirigir o novo Audi Metroproject simultaneamente com os motores TSFI de quatro cilindros 1.4 com turbocharger e elétrico, a tração quattro transfere toda a potência para o asfalto da maneira mais eficiente possível.