Conversível de quatro lugares, com capota automática, o Audi A4 Cabriolet traduz a mais pura esportividade da marca. Logo chama a atenção pela frente robusta, levemente inclinada, conjugada com a traseira de contornos vigorosos e os canos de escape à mostra.
Um “design” marcante e inovador que se completa com as rodas salientes, pára-brisa com moldura de alumínio escovado e um friso também de alumínio acompanhando a lateral, o A4 Cabriolet foi um dos destaques do XXI Salão do Automóvel 2002.
Para impulsionar sua nova estrela, a Audi usou seu possante motor V6 3.0, de 30 válvulas e bloco de alumínio, que fornece 218 cv de potência e torque máximo de 300 Nm a 3 200 rpm. Com ele, o A4 Cabriolet acelera de 0 a 100 km/h em 7,8s e atinge a velocidade máxima de 234 km/h.
Outra novidade, presente pela primeira vez num conversível, é o câmbio Multitronic, de relações continuamente variáveis, que potencializa o prazer de dirigir. É quase como se não se percebesse a presença do câmbio, tal o silêncio e a suavidade com que as marchas se sucedem acompanhando as infinitas variações de rotação do motor. Ganha-se em desempenho e economia ? e ainda se pode optar pela mudança manual das seis marchas, na própria alavanca, ou por botões no volante.
Esse conjunto de inovações é complementado pela alta rigidez da carroceria, aprovada nos mais rigorosos testes realizados na Europa. Em caso de capotamento, duas barras, controladas por sensores, são automaticamente acionadas atrás dos assentos traseiros, formando com o pára-brisa uma gaiola de proteção.
Mais espaço, decoração moderna com instrumentos redondos e invejável lista de equipamentos são outros atributos do A4 Cabriolet, que chega para sacudir o exclusivo segmento dos conversíveis.
O modelo deve aportar no Brasil a partir de março. Estima-se que 10 unidades do Cabriolet sejam importadas por mês em 2003. O A4 Cabriolet deve chegar ao consumidor brasileiro com preço sugerido de aproximadamente R$ 190 mil.