Após o lançamento da nova geração do Audi A4, em setembro, a montadora das argolas agora disponibilizada a versão Avant (perua) do modelo para o mercado brasileiro.
A nova Audi A4 Avant será vendida com duas opções de motor: 3.2 FSI (a sigla indica injeção direta de combustível) com tração quattro e 269 cv de potência, e 2.0 turbo FSI, com 183 cv ou 214 cv.
De acordo com a montadora, o consumo está cerca de 10% menor em relação às versões anteriores. As motorizações 2.0 contam com a vantagem do IPI reduzido e saem por R$ 159.904 e R$ 196.761, para as configurações com 183 cv e 214 cv, respectivamente. Já com o motor 3.2, o preço salta para R$ 250.000 e 300.
A versão mais potente, com o motor 3.2, possui câmbio automático Tiptronic de 6 velocidades, além da já citada tração integral. Com o auxílio da transmissão, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 6s6 e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). Entre os mimos para o condutor estão o Audi Parking System (auxílio para manobras) e o Adaptative Cruise Control (piloto automático adaptativo).
Com estilo belo e cativante, o exterior do novo A4 Avant dá um show de harmonia e equilíbrio, com silhueta elegante e poderosa linhas horizontais que acentuam a largura da traseira.
Com 4,70 metros, a station wagon é majestosa e ficou quase 12 centímetros mais longa do que o modelo antecessor. Mesmo com carroceria mais rígida e segura que do modelo anterior, o carro ficou aproximadamente 10% mais leve, graças à construção inteligente de baixo peso. A versão da Avant A4 2.0 L TFSI pesa 1.430 quilos.
A capacidade de carga do porta-malas do novo A4 Avant, a maior entre os seus concorrentes diretos, é de 480 litros no seu formato básico, podendo chegar a 1.430 litros com os bancos traseiros rebatidos.
O banco traseiro é dividido na proporção 60/40. Soluções inteligentes, como um piso retrátil, separador e cobertura para carga também estão disponíveis, além de abertura elétrica da tampa traseira.