Mais uma agradável surpresa para os amantes de velocidade, luxo e sofisticação. A marca Audi está trazendo para o Brasil o modelo Audi A4 com duas novas opções de motor e o melhor custo-benefício da categoria: o Audi A4 2.0 FSI turbo, de 183 cv, e a versão mais potente, com 214 cv. Com a primeira motorização, de quatro cilindros, 1.984 cm3 e câmbio Multitronic, de variação contínua de marchas, a nova versão atinge a velocidade máxima de 228 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos. Na versão mais potente, de 214 cv tirados do mesmo motor 2.0 FSI turbo, o Audi A4 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos e atinge velocidade máxima de 240 km/h.
A nova versão tem preço a partir de R$ 148.780,00, uma redução de 6,43% em relação ao valor original de R$ 159 mil, graças à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aplicada nos novos modelos da marca alemã com motores até 2 litros.
Para conseguir a diferença de potência – 183 e 214 cv – no mesmo motor 2.0 FSI turbo, os engenheiros da Audi apostaram na mudança da dimensão da turbina e na programação do motor. Entre os destaques de tecnologia do automóvel, está o sistema AVS (Audi Valvelift System) que varia a abertura e fechamento das válvulas do motor, alterando o desempenho em baixas e altas rotações. O sistema, que já era utilizado na versão V6, promove melhoras no consumo de combustível em cerca de 9%, quando comparado à versão anterior. Outra novidade é que pela primeira vez o AVS é usado em motores turbo-alimentados.
A montadora alemã é o primeiro fabricante do mundo a combinar a tecnologia FSI com a turboalimentação na esfera de motores de corrida e também em linha de produção. O 2.0 TFSI, um sucesso no A3 Sportback, agora também no Audi A4, tem sistema de injeção direta de combustível, termo que explica a tecnologia: o injetor localizado no sistema de admissão, no cabeçote, é servido por uma bomba de alta pressão do eixo de comando, que divide a pressão entre todos os cilindros. O injetor regula a entrega de combustível com precisão de milésimos de segundo e a pressão de injeção é de até 110 bar.
Além dos motores ultramodernos, os principais destaques dos modelos 2009 do novo Audi A4 são os itens de série que equipam os veículos, como o sistema de “paddles” para troca de marcha acoplados ao volante – como nos carros de F-1 – (também disponível na versão de 183 cv) e o Audi Infotainment, um sistema de gerenciamento das funções e informações do carro através de uma tela de 6,5 polegadas de cristal líquido, localizada no painel de instrumentos. Outro equipamento de série em todas as versões é o Audi Music Interface, sistema localizado no porta-luvas que faz conexão com tocadores de MP3 de diversas marcas e modelos. (BN)