Audi A1 tem versão Sport em solo brasileiro

Acelerar um Audi A1 significa se divertir ao volante graças à esperteza do motor 1.4 turbo, de 122 cavalos. Mas, para quem pretende ir além dessa diversão e quiser acrescentar uma dose de adrenalina, a marca das quatro argolas oferece agora no Brasil a versão Sport do compacto premium. São 63 cv a mais de potência, totalizando 185 cv, suficientes para tirar o modelo da inércia e levá-lo aos 100 km/h em menos de 7 segundos e atingir uma velocidade máxima de 227 km/h.

O segredo para transformar o A1 tradicional em um “foguetinho” está no sistema inédito de sobrealimentação duplo: um compressor mecânico trabalha em regimes de menores rotações e complementa o fôlego dado pela turbina. O propulsor também utiliza uma tecnologia para recuperar energia durante a frenagem, que é armazenada temporariamente na bateria. Quando o carro acelera, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador.

Com a cavalaria ampliada e o limite de giro aumentado (ele passa dos 7.000 rpm), a marca teve de reforçar certas partes do motor, como as bielas e pistões, para aguentar o “tranco” extra. Exigiu ainda mudanças nas relações de marcha do câmbio semi-automático S-Tronic de sete marchas e dupla embreagem. Há ainda comando manual na alavanca ou pelas borboletas no volante.

Visualmente, o carro ganhou novos para-choques (o dianteiro recebeu entradas de ar para refrigerar os freios), frisos e spoiler traseiro. As rodas de 17 polegadas também são exclusivas.

A variante começa em R$ 109.900. De série, oferece entre outros equipamentos, direção elétrica, seis airbags, faróis bixenônio (com luzes diurnas em led), sensor de luz e de chuva e sistema eletrônico de estabilização (ESP), que inclui um bloqueio eletrônico do diferencial (EDS).

Há ainda um pacote opcional Conforto, cujo preço não foi revelado, para adicionar ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro e piloto automático. E um Conforto Plus, também sem preço definido, para incluir o botão de partida no console, GPS com tela de 6,5” e sistema de som Bose. O preço, neste caso, passa dos R$ 130 mil.

O A1 Sport é uma boa pedida para o motorista que gosta de acelerar fundo e não quer ter o bolso reclamando com visitas frequentes ao posto de combustíveis. O modelo é econômico: percorre em média 16,9 km por litro de gasolina, mas pode passar dos 20 km/l rodando na estrada sem pisar pesado no acelerador, segundo a Audi.

Estratégia

O A1 Sport é a 15.ª novidade da Audi no Brasil apenas este ano e faz parte da estratégia da marca em expandir sua gama de opções no país. Durante o lançamento do compacto, modelo que representa 1/3 das vendas da empresa alemã no mercado brasileiro, foram mostrados também os recém-lançados A5 Sportback (R$ 163.900), A5 Coupe (R$ 202.700) e A5 Cabriolet (R$ 229.700), além de suas variantes esportivas S5 Sportback (R$ 355.900), S5 Coupe (R$ 360.900) e S5 Cabriolet (R$ 387.900). O Audi A5 Sportback, que é uma das novidades da marca em 2012.

Entre novos produtos e reestilizações, o objetivo é fechar 2012 com 20 versões inéditas por aqui. “Enquanto o mercado de importados encolheu cerca de 40% de janeiro até agora, por conta do IPI majorado no fim de 2011 [para modelos fabricados fora do Mercosul e México], a Audi cresceu 13% no mesmo período em número de vendas. O que significa que não erramos em apostar nesta expansão do portfólio”, disse Leandro Radomile, diretor de Marketing e Vendas e que em breve assumirá a presidência da Audi no Brasil. Para ele, essa estratégia foi definida antes mesmo de o governo anunciar ao aumento do imposto em setembro de 2011. “A nossa intenção é diminuir cada vez mais o tempo de lançamento de um produto entre o mercado europeu e o brasileiro”, concluiu.

* O jornalista viajou a convite da Audi.

Divulgação/Au,di
Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo