Audi A1 é um pequeno invocado

No último Salão do Automóvel, o pequeno A1 dividiu as atenções no estande da Audi como carro de entrada da marca. De acordo com a Audi, o sonho de consumo para um número maior de pessoas, o A1 foi à atração mais importante do seu estande.

Apesar de compacto para um Audi, o A1 não foge ao compromisso com a marca. Por fora, a grade frontal, os faróis com “leds” e as grandes caixas de roda são traços de família.

Os “leds” dão aos faróis a aparência de um par de olhos meio franzidos, o que reforça o aspecto “invocado” do carrinho. Por dentro, o volante, o painel e as saídas de ar redondas são sinais típicos.

De perfil, destaca-se a linha do teto em arco, onde a descida abrupta na traseira, em conjunto com o elegante aerofólio sobre o vidro traseiro, ressalta o aspecto esportivo.

Na traseira, as lanternas com “leds” são em forma de asas e integradas à tampa do porta-malas, cuja parte superior é levemente proeminente em relação à parte de baixo, onde fica a placa.

Por dentro, o estilo é moderno, com volante forrado em couro e bancos. Mas sua configuração é de um “2+2” – ou seja, os dois lugares traseiros não são recomendáveis para pessoas altas em viagens longas.

Tudo a bordo aparenta qualidade e o acabamento não deixa nada a desejar em relação ao padrão da Audi.

O painel é plano, rebaixado e tem quatro grandes saídas de ar frontais. Os comandos são de fácil manuseio e seus confortáveis bancos apóiam bem o corpo.

Sob o capô, seu motor surpreende pelo alto rendimento. Com apenas 1.390 cm³ , o motor gera 122 cv a 5 000 rpm e 20,4 mkgf de torque entre 1.500 e 4.000 rpm, isto graças ao sistema de alimentação forçada via turbo com “intercooler” e o sistema de injeção direta de combustível.

A transmissão automatizada de sete velocidades S-Tronic tem sistema de dupla embreagem, e as marchas ficam pré-engatadas para a troca.

A troca das marchas ainda pode ser feita manualmente, na alavanca ou por “borboletas” atrás do volante.

De acordo com a Audi, o A1 acelera de zero a 100 km/h em 8,9 segundos e sua velocidade máxima é de 203 km/h.

O Audi A1 impressiona pela disposição, pois acelera de forma determinada. Nas primeiras curvas, a surpresa aumenta.

O carrinho mostra bom equilíbrio para um modelo de seu porte. Mesmo nas curvas feitas em alta velocidade, o carro aderna pouco e não transmite ao motorista qualquer sensação de instabilidade. O A1 avaliado pelo Jornal do Automóvel não vacilou em momento algum.

Não é um carro barato, e nem é essa a sua proposta. É um carro para gente bem de vida, que pode pagar um preço além do convencional por veículos que superem os padrões normais de luxo, conforto, tecnologia e espo rtividade. Preço do compacto “Premium” Audi A1: a partir de R$  89.900).

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