De Genebra para o mundo. A apresentação oficial do primeiro compacto de luxo da marca Audi, o novo Audi A1, aconteceu no 80º Salão Internacional do Automóvel de Genebra, na Suíça, e contou com a presença de um convidado especial, o “superstar” Justin Timberlake.
Um marco de esportividade e luxo na classe dos veículos menores, assim é o novo Audi A1.
Com menos de 4,0 metros de comprimento, o primeiro compacto da categoria Premium, esbanja conforto, charme, modernidade e um desenho único. Predominantemente urbano, o modelo é ágil no trânsito das grandes cidades e oferece facilidades para o uso no dia a dia, além de motores potentes e econômicos.
Entre os vários destaques do automóvel, linhas harmoniosas no design estilo cupê, inovador e marcante. A linha de ombro pronunciada, o arco das colunas A e C em cor contrastante e a inclinação dos pilares dão a este três-portas uma silhueta poderosa.
Na dianteira, o modelo carrega a grade frontal característica dos modelos da família Audi, com cantos angulados representando uma etapa evolutiva do design da peça.
A largura é enfatizada pelos detalhes horizontais e grandes entradas de ar, que destacam o desenho esportivo do veículo, com faróis de neblina localizados nos cantos externos.
Seus faróis tridimensionais também têm estilo próprio, com desenho interior em formato de asa, e luzes de circulação diurnas de série. Quando equipado com farol de “xênon plus” (que é opcional), as luzes diurnas são equipadas com LEDs, em formato de asa.
O elemento de “design”, que dá ares de poder, é utilizado em outro ícone da marca, o Audi TT, eleito várias vezes como um dos carros mais bonitos do mundo.
Além de “spoiler”, em sua traseira destaca-se a tampa do compartimento de bagagem que engloba, inclusive, as lanternas equipadas com tecnologia LED. Como as lanternas não podem ser vistas quando a porta é aberta, o modelo vem com mais luzes LED nos flancos laterais.
Quatro opções de motores tem o Audi A1: dois a gasolina TFSI e dois a diesel TDI. Todos com injeção direta de combustível e turbocompressor, que garantem eficiência e consumo mínimo de combustível variando de 3,8 a 5,4 litros por 100 km.
O automóvel será produzido na fábrica da Audi em Bruxelas, que recebeu investimentos de mais de 100 milhões de euros na modernização das instalações, para satisfazer as mais rigorosas normas de qualidade.