Com seus 3,95 metros de comprimento, apesar de pequeno, o A1 tem praticamente o mesmo pacote tecnológico de seus irmãos maiores da Audi, mas ainda estava faltando uma opção extra de carroceria.
A montadora alemã resolveu essa parte na linha 2012 do carro, que agora também faz parte da linha Sportback, a designação da marca para seus carros com 4 portas. Prévia do carro apareceu no Salão de Paris de 2008, antes de ser concluído. E para não complicar, a Audi não mudou os motores e itens na nova versão.
O “carro chefe” do Audi A1 é a série com motor 1.4 TFSI (turbo com injeção direta de gasolina) ajustado com 122 cv (versão disponível no Brasil) ou 185 cv, a mais potente do catálogo. Na Europa, esse motor pode ser acoplado as opções de câmbio manual de 5 marchas ou S-Tronic, a caixa semi-automática de 7 marchas e dupla embreagem da Audi.
No Velho Continente, o compacto alemão também conta com as motorizações 1.2 TFSI de 86 cv, o modelo de entrada, e 1.6 TDI (Turbodiesel intercooler) com 90 cv ou 105 cv. A parte interna do A1 Sportback não mudou, tampouco perdeu ou ganhou mais espaço em relação ao A1 2portas. E a capacidade do porta-malas foi mantida em 267 litros.
Entretanto, agora o banco traseiro pode ser inteiriço, permitindo, ainda que apertado, acomodar um terceiro ocupante no carrinho. O A1 comum troca o terceiro passageiro por um porta-trecos. Nota-se ainda que as portas dianteiras ficaram ligeiramente menores.
Interessados no carro, ao menos na Europa, ainda podem optar pelo pacote S-Line, que inclui componentes aerodinâmicos, mais opções de rodas aro 17″ (o normal usa aro 15″) e elementos de personalização interna, além de mais equipamentos, como GPS, teto solar e sistema de som mais requintado. De acordo com a montadora, as vendas do A1 Sportback, começam ainda este mês no mercado alemão. Para o mercado brasileiro a nova versão deve chegar em meados do segundo semestre de 2012. A divisão nacional da marca alemã ainda não tem um posicionamento sobre o lançamento.