Sem mudanças no visual, o Astra modelo 2010, líder do segmento de “hatches” médios, chegou às concessionárias Chevrolet.
Nas revendas, ao invés das versões ‘Advantage’ e ‘Elegance’, você encontrará apenas a terminação ‘Astra 2010’. Na prática, a versão de entrada Advantage ganhou equipamentos do Elegance e não sofreu alteração no preço.
O Astra 2010 com câmbio manual traz, de série, alguns equipamentos não encontrados na versão de entrada anterior, como ar-condicionado digital, descansa-braço central traseiro, bancos aveludados (e não mais de tecido), regulagem de altura dos faróis, rodas de liga-leve de 16 polegadas (ao invés de 15”) e bancos traseiros com nova opção de rebatimento (2/3).
O pacote também traz direção hidráulica, trio elétrico, faróis de neblina, alarme, retrovisores na cor do veículo, spoiler lateral e limpador de vidro traseiro. Com “airbag” duplo e aerofólio traseiro, o preço sobe na versão com câmbio manual.
Equipado com transmissão automática, o Astra 2010 tem preço sugerido de R$ 50.240,00, preço que inclui piloto automático e todos os equipamentos oferecidos nos outros pacotes. Há apenas duas opções de cores sólidas (branco e preto) para a carroceria. Outras cores estão disponíveis apenas para a pintura metálica. Mas a novidade está no motor 2.0 Flexpower, 12 cv mais potente que a versão anterior, e na maior oferta de equipamentos.
Na prática, a versão de entrada Advantage ganhou equipamentos do Elegance (antes por R$ 52.097,00) e não sofreu alteração no preço (R$ 44.389,00).
Para atender aos requisitos de emissões de poluentes exigidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o motor 2.0 Flexpower do Astra passou por mudanças.
Recebeu novo coletor de admissão de plástico, coletor de escapamento de aço inox, sistema de comando de válvulas roletado de baixo atrito, novos sensores e um segundo catalisador.
Como resultado, o propulsor também ficou 12 cv mais potente que a versão anterior. O “hatch” agora tem 140 cv, com álcool, e 133 cv, com gasolina, a 5.600 rpm.
O consumo parece ser razoável. De acordo com a GMB, o modelo com câmbio manual faz 7,5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, com álcool, e 11,1 km/l e 16,4 km/l respectivamente, com gasolina.
Durante avaliação do JA, o Astra 2010 mostrou agilidade e disposição. Boa troca de marchas e respostas rápidas ao acelerador, chegando fácil aos 110 km/h. O ponto forte do Astra é o torque disponível em baixas rotações.
Com álcool, o “hatch” disponibiliza 19,7 kgfm a partir dos 2.600 rpm, números que comprovam sua habilidade em saídas e retomadas. Com gasolina, o torque é de 18,9 kgfm a 2.600 rpm. O Astra 2010 é um bom carro, tanto que promete continuar na liderança do segmento.
Ficha técnica
Motor: Transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, flexível
Cilindrada: 1.998 cm³
Potência: 140 cv (A) e 133 cv (G) a 5.600 rpm
Torque: 19,7 kgfm (A) e 18,9 kgfm (G) a 2.600 rpm
Câmbio: Manual de 5 marchas
Compr.: 4,19 m
Largura: 1,98 m
Altura: 1,43 m
Entre-eixo: 2,61 m
P-malas: 370 a 1.180 litros
Peso: 1.180 kg
Suspensão: Independente, McPherson, com braço de controle ligado ao subchassis, molas helicoidais com compensação de carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás e barra de torção ligada à haste tensora, na dianteira; semi-independente, viga de torção soldada com dois braços fundidos de controle, molas tipo barril com diâmetro variável e progressiva, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a g&aa,cute;s, na traseira
Freios: Discos ventilados dianteiros, tambores traseiros
Consumo: 8,8 km/l (A) e 13 km/l (G)
Tanque: 52 litros
Preço: R$ 44.389,00
