Astra papa tudo

ja811.jpgEstilo ele tem. Desde que começou a ser fabricado no Brasil, o Astra cativou muitos consumidores, principalmente jovens. Mergulhando de cabeça na onda bicombustível, a Chevrolet inova em oferecer um carro com todas as opções possíveis de abastecimento. O Astra foi o escolhido para carregar o logotipo de Multipower na carroceria e dois cilindros de gás natural no porta-malas.

A liberdade de escolha é total. Onde quer que você esteja, não corre o risco de ficar na rua. Ele bebe álcool, gasolina, puros ou misturados em qualquer proporção, e ainda gás. Vantagens e desvantagens existem, e isso deve ficar claro.

Fora a nova motorização, baseada num bloco de 2.000 cm3, com cabeçote de 8 válvulas, o carro continua oferecendo bom nível de conforto e acabamento, com todos aqueles mimos básicos pra quem assina um cheque em torno de R$ 50 mil. A versão Elegance, que me fez companhia por duas semanas, vem com ar-condicionado digital, conjunto elétrico total, direção hidráulica, alarme, rodas de liga leve e toca-CDs. O Multipower, que só é oferecido no estilo sedã, tem em catálogo, também, o padrão Comfort de acabamento.

ja812.jpgEste motor 2.0 é equipado com o sistema eletrônico Flex Fuel, desenvolvido pela Bosch em parceria com a Powertrain para a General Motors, em conjunto com o sistema de injeção seqüencial de gás geração 5, desenvolvido pela Rodagás. O motorista pode selecionar a injeção do combustível que deseja utilizar por meio de uma chave no painel do veículo.

A potência máxima varia de 127,6 cavalos de potência com o uso exclusivo do álcool, 121 cv com gasolina a 105,8 cv com o uso do GNV, todos a 5.200 rpm. O torque é de 19,6 kgfm com o álcool, 18,3 kgfm com gasolina e 16,4 kgfm com o GNV. A taxa de compressão é de 11,3:1.

O sistema de partida é feito pelo sistema gasoso, o que eliminou o reservatório de gasolina para a partida a frio. Para garantir a segurança da partida, sempre que o sistema gasoso diminuir para 15% da sua capacidade, automaticamente a central de gerenciamento eletrônico seleciona o modo combustível líquido, garantindo assim uma reserva segura.

ja81x.jpgO grande desafio foi garantir o desempenho em qualquer combinação de combustível. Trabalho para o módulo central eletrônico, que monitora o sistema e reconhece a mistura. Os sinais do sensor de oxigênio (sonda lambda) são identificados e cruzados com a informação do sensor de detonação. A partir daí, o programa otimiza o avanço da ignição e promove a combustão da forma correta.

A Chevrolet anuncia números empolgantes de desempenho para o Astra Multipower. Segundo a fábrica, utilizando álcool, a velocidade máxima é de 203 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 9s1. Já quando se utiliza gasolina, a velocidade máxima fica em 198 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 9s8. Com GNV a velocidade máxima fica em 185 km/h, com 0 a 100 km/h em 13s0.

Utilizando apenas gasolina, o Astra Multipower percorre 9,5 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada, com uma média de 12,0 km/l. Quando se abastece com álcool, o Astra percorre 7,2 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada, com média de 8,7 km/l. Quando utiliza o GNV, percorre 12,7 km/m3 na cidade e 17,7 km/m3 na estrada, com uma média de 15,0 km/m3, segundo dados da montadora. A capacidade de armazenamento do GNV varia de acordo com a quantidade de cilindros, podendo ser utilizado um cilindro de 8m3 ou dois, totalizando 16m3. Rafael Tavares

Olho clínico

ja821.jpgO GNV é, definitivamente, um alívio pro bolso. Nos quinze dias em que fiquei com o carro, abasteci duas vezes com gás. Enchi os cilindros na primeira e dias depois completei pra calcular a média. Percorri 146,2 quilômetros com 15,17 m3, gastando
R$ 18,76. Uma boa média urbana de 9,6 km/m3, distante dos números divulgados pelo fabricante, mas elogiável.

Agora, seja paciente quando mudar a chave seletora pra GNV. O desempenho do Astra cai bruscamente. Andando no centro, numa condução normal, até que dá pra enganar. Mas quando o motorista decide pisar mais forte no acelerador, o motor parece preguiçoso. Demora a retomar velocidade, principalmente nas saídas de lombada.

ja822.jpgEm mesmo sofri pra ultrapassar um carro 1.0, numa retomada em que o ?adversário? abriu vantagem e só foi ultrapassado quando passei a injetar álcool no motor. Aliás, com o combustível vegetal parece outro automóvel. Acelera com desenvoltura e não pede marcha nas subidas. Se ele demora a pegar no frio? Nem pensar. A tecnologia deixou pra trás esse problema, típico dos antigos motores movidos a álcool. Até porque, a partida é sempre feita em GNV, automaticamente.

A suspensão traseira, reforçada em função dos equipamentos exigidos pelo kit de GNV, deixa a desejar quando os cilindros estão vazios. O carro sacoleja demais. Quando estão abastecidos, mudam o comportamento do carro, que fica mais ?na mão?.

Um ponto que poderia ser revisto pela Chevrolet é o rádio. Tem teclas muito pequenas, principalmente pra ligar o aparelho e abaixar o volume. Dirigindo, o motorista compromete a atenção se quiser manusear o equipamento. Vale lembrar aos possíveis compradores do modelo que o porta-malas perde bastante capacidade com a instalação dos dois cilindros – existe a opção com apenas um cilindro, que oferece menos autonomia.

Na balança decisória, pesam dois importantes fatores. Se você quer um carro que rode com pouco dinheiro e dispensa espaço no bagageiro, o Multipower vale a pena, principalmente pela oportunidade de ter um carro movido a GNV com garantia de fábrica. Agora, se desempenho for levado em conta, fique com o bicombustível tradicional. Acelerar no álcool é bem mais divertido. (RT)

FICHA TÉCNICA

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, SOHC duas válvulas por cilindro, injeção eletrônica seqüencial multiponto

Cilindrada: 1.998 cm3

Potência: 121 cv (gasolina), 127,6 cv (álcool) e 105,8 cv (GNV) a 5.200 rpm

Torque: 18,3 mkgf (gasolina a 2.600 rpm), 19,6 mkgf (álcool a 2.400 rpm) e 16,4 mkgf (GNV a 2.600 rpm)

Taxa de compressão: 11,3:1

Câmbio: Manual, 5 velocidades

Comprimento: 4,3m

Largura total: 1,99m

Altura: 1,43m

Entre-eixos: 2,61m

Suspensão: Dianteira -Independente, McPherson, molas helicoidais com compensação de carga lateral, amortecedores pressurizados a gás e barra de torção. Traseira -Semi-independente, barra de torção, molas tipo barril com diâmetro variável e progressiva, amortecedores pressurizados a gás

Freios: Discos ventilados dianteiros, tambores traseiros

Rodas: 15×6 com pneus 195/60R15

Tanque: Gasolina ou Álcool -52 litros; GNV: 8m3 ou 16m3

Preço: Comfort com 1 cilindro de GNV R$ 50.066,00; Elegance com 1 cilindro de GNV R$ 54.519,00; Comfort com 2 cilindros de GNV R$ 51.066,00; Elegante com 2 cilindros de GNV R$ 55.519,00.

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