Astra OPC tem motor turboalimentado de 239 cv

ja93.jpgA Opel está exibindo no Salão de Genebra deste ano uma versão do Astra equipada com motor 2.0 litros e 239 cv de potência máxima, que será comercializada em meados deste ano, com carroçaria de três portas. É a versão de série do protótipo Astra HPC, mostrado em setembro de 2004.

O motor do Astra OPC é derivado do utilizado na versão de 200 cv com carroçaria e portas. Em relação a esse motor, tem modificações na admissão, turbocompressor, injeção e escape. Com essas modificações chega a 239 cv (175 kW) de potência máxima e 320 kgfm de torque máximo, valores altos em relação à cilindrada do motor.

Segundo dados da Opel, o Astra OPC acelera de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos. Portanto, é mais rápido neste sentido que modelos de motor atmosférico, como o Alfa Romeo 147 GTA e o Audi A3 3.2, e semelhante a modelos com motor turboalimentado, como o Renault Mégane 2.0 T e o Seat Leon Cupra R. A aerodinâmica do Astra OPC tem elementos que servem para melhorar a estabilidade e a alta velocidade, o que pode ser desfavorável para o coeficiente de penetração e também pode ter influência na tomada de ar frontal, que é maior.

ja94.jpgEsta tomada de ar, coberta com tela, o aerofólio traseiro e o pára-choque traseiro, com saída de escape central, e as rodas são os diferencias mais visíveis entre o OPC e outras versões do Astra de três portas. As rodas de série são de 18 polegadas e calçam pneus 225/45. Opcionalmente poderão ser utilizados com as rodas usadas no protótipo 235/35 19.

A principal diferença funcional no interior são os assentos Recaro, bem como tapeçaria mista de tela e couro ou completamente de couro. Outras diferenças são decorativas, como a cor da tapeçaria, os aros cromados da instrumentação e alguns detalhes interiores de aspecto metálico. As partes decorativas do painel e as portas podem ser prateadas ou azuis, cor característica das versões OPC. Essa cor é também da pintura do carro, elementos da tapeçaria e das pinças dos freios. O sistema de freios usa discos ventilados de 321 mm na frente e maciços de 278 mm atrás.

Técnicos da Opel fizeram ajustes na suspensão específicos para esta versão, que incluem o sistema IDS Plus com amortecedores especiais. Segundo Hans Demant, diretor geral da Adam Opel AG, ?o novo Astra OPC é o primeiro de uma série de modelos esportivos que iremos apresentar nos próximos meses?.

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