Além da carroceria "hatchback" de duas portas lançada na linha 2006, a série Advantage agora conta com as carrocerias "hatchback" 4 portas e a Sedan, que podem contar com airbags duplos dianteiros e transmissão automática em algumas versões.
Linhas marcantes na frente e na traseira do Astra conferem ao modelo um aspecto robusto, combinando beleza, modernidade, conforto e segurança, estimulando o desejo de compra dos consumidores. Na parte dianteira do Astra, destacam-se faróis com elementos distintos (farol baixo, alto e pisca), que propiciam visual moderno, além de maior eficiência na iluminação. E o capô do motor forma um conjunto harmônico com o pára-choque dianteiro.
A traseira do Astra 2007, a tampa do porta-malas, em conjunto com as lanternas, forma um visual "clean" (limpo). Os emblemas utilizados realçam a identificação do veículo. A carroceria do veículo é composta de peças pré-revestidas de zinco e, além disso, foram aplicados processos adicionais de proteção contra a corrosão, a exemplo da fosfatização (deposição de micro-camadas de zinco/ níquel/ manganês).
O Astra 2007 conta com as versões: Advantage, Comfort, Elegance e Elite, além da esportiva SS, com acabamentos e estilos diferenciados.
A versão Elegance passa a disponibilizar freios com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), além de freios as disco nas quatro rodas em algumas configurações.
Olho clínico
No que diz respeito a segurança passiva, o Astra oferece itens que diminuem os efeitos em caso de um acidente.
A linha Astra 2007 conta com o travamento automático das portas ao atingir 15 km/h. As portas contam com barras de proteção para minimizar as conseqüências dos impactos laterais e reforços internos para aumentar a segurança e dificultar tentativas de arrombamento. E conta também com o sensor de colisão, que destrava as portas em caso de acidentes. Os pedais são desarmáveis em caso de colisão, minimizando as conseqüências do acidente na região das pernas do condutor.
Sua motorização Flexpower é baseada na consagrada família II, com 2.0 litros. A potência máxima varia de 127,6 cavalos de potência com o uso exclusivo do álcool e a 121 cv com gasolina, ambos a 5.200 rpm. O torque é de 19,6 kgfm com o álcool e de 18,3 kgfm com gasolina. A taxa de compressão é de 11,3:1.
Agradável de dirigir, o Astra Advantage tem boa estabilidade e marchas com engates precisos. Utilizando apenas gasolina, o Astra Flexpower com transmissão manual percorre 10,0 km/l na cidade, 15,7 km/l na estrada com uma média de 12,6 km/l. Sua autonomia chega a 816 km. Quando se abastece com álcool, o Astra Advantage percorre 7,2 km/l na cidade, 10,8 km/l na estrada, fazendo uma média de 8,8 km/l. A autonomia é de 562 km. Enfim, é um carro moderno, seguro e bem ao gosto do consumidor brasileiro. (BN)
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Modelo: X20XE Família II
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 1.998 cm3
Diâmetro e curso: 86,0 x 86,0 mm
Injeção eletrônica de combustível: Bosch, S.F.I. (Sequential Multi Injection)
Potência máxima: Gasolina: 121 cv a 5.200 rpm
Álcool: 127,6 cv a 5.200 rpm
Torque máximo: Gasolina: 18,3 mkgf (179,5 Nm) a 2.600 rpm
Álcool: 19,6 mkgf (192,3 Nm) a 2.400 rpm
Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou álcool hidratado
Rotação máxima do motor (rpm): 6.400
Consumo: Gasolina: 10,0 / 15,7 / 12,6
Álcool: 7,2 / 10,8 / 8,8
Transmissão automática: Gasolina: 10,1 / 14,9 / 12,3
Álcool: 7,2 / 10,7 / 8,8
CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: independente, McPherson, com braço de controle ligado ao sub-chassis, molas helicoidais com compensação de carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás e barra de torção ligada à haste tensora.
Traseira: aemi-independente, viga de torção soldada com 2 braços fundidos de controle, molas tipo barril com diâmetro variável e progressiva, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás.
Direção: Hidráulica
RODAS/PNEUS
Roda tamanho e tipo: 15 x 6 – aço (Comfort )
15 x 6 – liga leve (Comfort – R7A e Elegance)
16 x 6 – liga leve (Elite)
Pneus: 195/60R15 (Comfort e Elegance)
205/55R16 (Elite)
Porta-malas: 370 à 1.180 litros
Carga útil: 500 kg
Tanque de combustível: 52 litros
Óleo do motor (litros): 4,25 (4,5 com o filtro)
DESEMPENHO
Transmissão Manual
Velocidade máxima
Gasolina: 198 km/h
Álcool: 201 km/h
Fabricação: São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil
Principais competidores: Fiat Stilo, Ford Focus e Volkswagen Golf