Com novas cores, configurações e com o padrão de qualidade e custo/benefício que se tornaram referência no mercado, está na rede de concessionárias Chevrolet a linha 2007 do Astra.

continua após a publicidade

Além da carroceria "hatchback" de duas portas lançada na linha 2006, a série Advantage agora conta com as carrocerias "hatchback" 4 portas e a Sedan, que podem contar com airbags duplos dianteiros e transmissão automática em algumas versões.

Linhas marcantes na frente e na traseira do Astra conferem ao modelo um aspecto robusto, combinando beleza, modernidade, conforto e segurança, estimulando o desejo de compra dos consumidores. Na parte dianteira do Astra, destacam-se faróis com elementos distintos (farol baixo, alto e pisca), que propiciam visual moderno, além de maior eficiência na iluminação. E o capô do motor forma um conjunto harmônico com o pára-choque dianteiro.

Item marcante na dianteira é a grade frontal, que também possui uma barra cromada central integrada ao logotipo da marca, a tradicional gravata Chevrolet. A rigor, as linhas do Astra contribuem para solidificar a tendência do design empregado com sucesso no restante da linha Chevrolet.

continua após a publicidade

A traseira do Astra 2007, a tampa do porta-malas, em conjunto com as lanternas, forma um visual "clean" (limpo). Os emblemas utilizados realçam a identificação do veículo. A carroceria do veículo é composta de peças pré-revestidas de zinco e, além disso, foram aplicados processos adicionais de proteção contra a corrosão, a exemplo da fosfatização (deposição de micro-camadas de zinco/ níquel/ manganês).

Nas áreas inferiores do veículo, como assoalho, lateral e caixas de rodas, foram aplicados materiais para a proteção contra batidas de pedras.

continua após a publicidade

O Astra 2007 conta com as versões: Advantage, Comfort, Elegance e Elite, além da esportiva SS, com acabamentos e estilos diferenciados.

A versão Elegance passa a disponibilizar freios com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), além de freios as disco nas quatro rodas em algumas configurações.

A linha Astra 2007 oferece oito cores, sendo quatro novas: vermelho Lyra (sólida), bege Hazel, vermelho Chardon e cinza Bluet (metálicas). "A linha Astra conta com versões que agradam aos mais diversos tipos de consumidores, com diversas versões de carroceria e acabamento", afirma José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil. (BN)

Olho clínico

No que diz respeito a segurança passiva, o Astra oferece itens que diminuem os efeitos em caso de um acidente.

E como principais destaques, o Astra oferece para as versões Advantage, Elegance, Elite e SS os airbags frontais. A versão Elite conta com "airbags" laterais, alojados nos encostos dos bancos dianteiros.

A linha Astra 2007 conta com o travamento automático das portas ao atingir 15 km/h. As portas contam com barras de proteção para minimizar as conseqüências dos impactos laterais e reforços internos para aumentar a segurança e dificultar tentativas de arrombamento. E conta também com o sensor de colisão, que destrava as portas em caso de acidentes. Os pedais são desarmáveis em caso de colisão, minimizando as conseqüências do acidente na região das pernas do condutor.

O Astra Advantage, versão avaliada pelo Jornal do Automóvel, contava de série com ar-condicionado, travas, espelhos e vidros com acionamento elétrico, direção hidráulica e rodas de liga leve de 15 polegadas, e agora com a opção de airbags frontais duplos e transmissão automática.

Sua motorização Flexpower é baseada na consagrada família II, com 2.0 litros. A potência máxima varia de 127,6 cavalos de potência com o uso exclusivo do álcool e a 121 cv com gasolina, ambos a 5.200 rpm. O torque é de 19,6 kgfm com o álcool e de 18,3 kgfm com gasolina. A taxa de compressão é de 11,3:1.

Números empolgantes, tanto de desempenho quanto de economia, apresentam o Astra Advantage 2.0 Flexpower 2007. O modelo avaliado contava com o sistema de acelerador eletrônico ("drive by wire"), tecnologia que proporciona maior conforto ao dirigir e retomadas mais precisas. Utilizando álcool, sua velocidade máxima é de 203 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 9s1. Quando utiliza gasolina, a velocidade máxima chega a 198 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 9s8, segundo dados da GM do Brasil.

Agradável de dirigir, o Astra Advantage tem boa estabilidade e marchas com engates precisos. Utilizando apenas gasolina, o Astra Flexpower com transmissão manual percorre 10,0 km/l na cidade, 15,7 km/l na estrada com uma média de 12,6 km/l. Sua autonomia chega a 816 km. Quando se abastece com álcool, o Astra Advantage percorre 7,2 km/l na cidade, 10,8 km/l na estrada, fazendo uma média de 8,8 km/l. A autonomia é de 562 km. Enfim, é um carro moderno, seguro e bem ao gosto do consumidor brasileiro. (BN)

FICHA TÉCNICA

MOTOR

Modelo: X20XE Família II

Número de cilindros: 4 em linha

Cilindrada: 1.998 cm3

Diâmetro e curso: 86,0 x 86,0 mm

Injeção eletrônica de combustível: Bosch, S.F.I. (Sequential Multi Injection)

Potência máxima: Gasolina: 121 cv a 5.200 rpm

Álcool: 127,6 cv a 5.200 rpm

Torque máximo: Gasolina: 18,3 mkgf (179,5 Nm) a 2.600 rpm

Álcool: 19,6 mkgf (192,3 Nm) a 2.400 rpm

Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou álcool hidratado

Rotação máxima do motor (rpm): 6.400

Consumo: Gasolina: 10,0 / 15,7 / 12,6

Álcool: 7,2 / 10,8 / 8,8

Transmissão automática: Gasolina: 10,1 / 14,9 / 12,3

Álcool: 7,2 / 10,7 / 8,8

CHASSIS/SUSPENSÃO

Dianteira: independente, McPherson, com braço de controle ligado ao sub-chassis, molas helicoidais com compensação de carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás e barra de torção ligada à haste tensora.

Traseira: aemi-independente, viga de torção soldada com 2 braços fundidos de controle, molas tipo barril com diâmetro variável e progressiva, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás.

Direção: Hidráulica

RODAS/PNEUS

Roda tamanho e tipo: 15 x 6 – aço (Comfort )

15 x 6 – liga leve (Comfort – R7A e Elegance)

16 x 6 – liga leve (Elite)

Pneus: 195/60R15 (Comfort e Elegance)

205/55R16 (Elite)

Porta-malas: 370 à 1.180 litros

Carga útil: 500 kg

Tanque de combustível: 52 litros

Óleo do motor (litros): 4,25 (4,5 com o filtro)

DESEMPENHO

Transmissão Manual

Velocidade máxima

Gasolina: 198 km/h

Álcool: 201 km/h

Fabricação: São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil

Principais competidores: Fiat Stilo, Ford Focus e Volkswagen Golf