O primeiro passo na hora de decidir pela compra, venda ou troca de veículos seminovos ou usados é escolher a revenda na qual o negócio será realizado. Com a expansão do setor automobilístico e o conseqüente crescimento no número de lojas revendedoras de automóveis, a oferta é muito grande. No entanto, nem todas as lojas prestam serviços de qualidade ao comprador. Segundo o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado do Paraná (Assovepar) outra medida importante é conversar com amigos e parentes que já negociaram nesta loja para se ter certeza da qualidade da loja.
Consultar os antecedentes do estabelecimento por meio do CNPJ em que a loja esteja inscrita, nas Receitas Estadual e Federal e no Procon. Antes de fechar o negócio, o consumidor deve solicitar o número do Renavan do veículo e fazer consulta no Detran para verificar se há multas pendentes e se o IPVA e o Licenciamento estão pagos.
Já para certificar-se da qualidade do veículo, vistorias de um mecânico de confiança também é indicado na hora da compra. No caso das multas é necessária a realização de uma pesquisa no Detran. Para o presidente da Assovepar, o consumidor deve preocupar-se principalmente com a escolha da loja, pois isso garantirá a qualidade de todos os serviços prestados.
Segundo Rigon, é importante que o consumidor compre em lojas associadas à entidade. Isso porque, segundo ele, para associa-se à Assovepar a loja tem que estar legalmente regulamentada e prestar serviços de qualidade. Rigon revela que antes da revenda tornar-se associada, a Assovepar realiza uma avaliação de conduta dessa loja. ?Além disso, temos um código de ética, que todos os revendedores devem seguir. Esse é um controle de qualidade e credibilidade que interfere diretamente na compra do consumidor, afirma?.