É tempo de natal, tempo de reflexão sobretudo sobre o nosso comportamento e tudo o que fizemos ou que deixamos de fazer ao longo do ano.

continua após a publicidade

Tempo de alegria para muitos e de muita tristeza para outros tantos. Tempo de repensar nossa vida e de buscar entendimento sobre o significado da nossa existência. Tempo de relembrar com saudade da nossa infância, pois, somente quando criança é que sentimos a alegria total, pura, inocente e sem limites.

Mas, como é tempo de natal, vamos então ingressar no espírito mágico dessa época de confraternização entre os seres humanos de todo o mundo e, como não poderia deixar de ser, entre os antigomobilistas, publicando aqui a foto de uma camioneta pick-up Ford 1952, “carregada” de Mamães Noéis que se preparavam para participar de festa beneficente em prol de crianças carentes, realizada no estádio de futebol do Ipiranga, bairro da Fazendinha/Curitiba/PR, no dia 18 de dezembro de 1999.

Na outra foto, operada às vésperas do natal de 2002, na praça Afonso Botelho, na capital paranaense, o Papai Noel Marlon W. de Oliveira, sentado no para-lama do Volkswagen Karmann Ghia 1965, envia sua mensagem de paz e felicidade aos antigomobilistas.

continua após a publicidade

Férias

Nessa época também muitos antigomobilistas estão se preparando para pegarem suas raridades mecânicas e viajarem a fim de aproveitar as férias de final de ano.

continua após a publicidade

No tocante ao litoral paranaense, um dos balneários mais procurados pelos viajantes é o de Guaratuba, tradicional ponto de encontro de antigomobilistas desde a década de 1950.

Quem, com 50 anos de idade ou mais, não se lembra da estrada de chão Curitiba-Guaratuba, passando por São José dos Pinhais, Campo Largo da Roseira, Rio de Una, Rincão, Gruta da Serra (onde o motor de muitos carros chegava fervendo), o bar-armazém do Bembem no qual todo mundo parava para comprar alguma coisa e tomar café, de Garuva.

Já no balneário, saudade do bar Média Luz com cinema, do armazém Rosi, do clube Três Paus, do Hotel Curitiba, da panificadora Esmanioto, da barca do Krüger, do mercadinho, do trapiche que a água engoliu, da falta de energia elétrica e muito mais.

Relembrando, mostramos foto operada em dezembro de 1970, na praia do Morro do Cristo, cedida pelo antigomobilista Roberto Biezemeier, na qual aparecem sobre a areia um Chevrolet cupê 1942 placa 15-79-53, um Simca De Luxe placa 19-42, um De Sotto placa 52-62-74, além de outros Simcas, Volkswagens, Jeep Willys, Jipe Toyota da Bosch, Kombi, etc. e muita gente. Onde estariam esses veículos e seus proprietários agora?