O mundo dos caminhões não é mais o mesmo. Se depender do ruído de motor ou de rodagem para chamar a atenção, o utilitário Aris vai passar despercebido. Mas, ao primeiro olhar, é fácil notar que se trata de um veículo diferente.
Fabricado em alumínio, sua carroceria tem cabine no incomum formato de gota, pára-brisa levemente arredondado, capô bem curto e pára-lamas dianteiros salientes.
Seu grande diferencial, no entanto, é ser 100% elétrico. Dois protótipos do modelo, desenvolvidos em parceria entre a Edra Automotores e a CPFL Energia, foram apresentados ao público durante a abertura do 6º Seminário e Exposição de Veículos Elétricos, em Campinas (SP).
Produzidos em Rio Claro (SP), eles utilizam motor elétrico de corrente alternada, com 18 cv de potência, importado da Itália, alimentado por baterias de fosfato de ferro e lítio de 84V e 200 A/h, importadas da China.
A recarga, que pode ser feita em qualquer tomada, demora cinco horas. Concebido como utilitário urbano compacto, o Aris tem apenas 2,24 m de distância entre-eixos e 600 kg de peso em ordem de marcha, incluindo as baterias.
Na configuração “picapinha” pode transportar duas pessoas na cabine e 350 kg de carga na caçamba, com autonomia para rodar entre 90 e 120 km e atingir velocidade máxima de até 80 km/h.
Em sintonia com a tendência mundial de redução das emissões de CO2 e preservação e respeito ao meio ambiente, o Aris além de apresentar nível zero de poluição otimiza ao máximo o aproveitamento da energia.
Além do sistema de freios tradicional, (a tambor nas quatro rodas, com ajuste de folga na traseira e acionamento hidráulico), o modelo oferece o recurso da frenagem regenerativa.
Este recurso, além de reduzir prontamente a velocidade, permite que o motor aproveite a energia que deixou de ser necessária para mover as rodas, para recarregar as baterias. Ou seja, quando o motorista tira o pé do acelerador, o motor inverte sua função e passa a funcionar como um gerador de energia elétrica.
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