Este ano, os salões de automóveis e o Intermot, o maior Salão de Motocicletas do mundo, serviram de palco para que os fabricantes de motos mostrassem ao mundo as tendências do setor e as motos que servirão de base para a fabricação dos modelos do futuro. Saiba um pouco mais sobre a Magnet, uma das motos que fizeram o maior "auê" no Intermot como "concept bike".
Apresentada este ano, esta motocicleta da Aprilia é conceitual, ou seja, por enquanto serve apenas de ensaio para um e outro modelo futuro, cuja tendência aponta para centros de gravidade cada vez mais baixos e para a tendência de experimentar três rodas em vez de duas, como é o caso da Magnet da Aprilia, que tem uma mobilidade incrível e é capaz de fazer curvas em altas velocidades sem perda de aderência.
Por incrível que pareça, esta moto tem muito de automóvel e sua construção levou em conta a aerodinâmica de um bólido de Fórmula-1. Ela corta o ar como poucas e, por ter centro de gravidade mais baixo, consegue se manter "colada" ao chão e com isso ganhar estabilidade superior à conseguida em projetos de motocicletas convencionais.
Em vez de guidão, ela tem um volante. Em vez de duas rodas, três, sendo que a traseira é de perfil mais alto e de banda de rodagem mais larga. A moto é feita de fibra de carbono; superleve, portanto. Mas usa também plástico injetado em algumas partes. Esportividade, técnica e estilo falam alto nesta "concept bike", que tem até sistema hidráulico para correção de inclinações em curvas mais acentuadas.
Mas sua tecnologia não pára aí. Tem moderno sistema de câmbio seqüencial, aceleração por pedal, freio a disco do tipo perimetral e três discos imensos em seu sistema de frenagem. A velocidade final passa dos 180 km/hora e a "concept bike" consegue chegar aos 100 km/h em pouco mais de sete segundos. É muito leve e aproveita bem a pouca cilindrada do motor, dizem os executivos da marca, que fazem segredo sobre sua motorização.
Estável e segura como um automóvel em termos de estabilidade e frenagem, podemos dizer que a Aprilia Magnet é uma das mais fortes candidatas a ser a moto do futuro. É também mais leve que as demais, tendo uma relação peso/potência interessante, o que também significa maior economia de combustível.