Calendário do novo ano colocado atrás da porta ou em cima da mesa de trabalho é prova de que iniciamos mais uma etapa de nossas vidas. É o momento de se fazer um retrospecto do que 2009 trouxe para nossa vida particular e inclusive no setor de automóveis onde atuamos profissionalmente.

continua após a publicidade
Ferrari 458 Itália.

Apesar dos receios em relação à economia mundial, foi um ano com vários lançamentos, tanto feitos aqui quanto importados. O Citroën C4 Picasso em janeiro; o Volvo XC60 em fevereiro; o C4 de cinco portas, o Renault Symbol, a Nissan Livina e os Mercedes-Benz CLC e GLK em março; o Mini e o Smart Fortwo em abril; três Volkswagens (Tiguan, Eos e Passat CC) e o Audi Q5 em maio; o Mercedes-Benz Classe E, a Grand Livina, o Fiat Strada de cabine dupla e o Hyundai I30 em junho.

Chevrolet Agile.

Em julho o Honda City, o Kia Soul e o Mitsubishi Pajero Dakar; o novo VW Saveiro, o Chery Tiggo, o Suzuki SX4 e os Kias Cerato e Mohave em agosto; o Porsche Panamera em setembro; o Lamborghini Gallardo, o Fiat 500 e o Chevrolet Agile em outubro e o BMW Z4 em novembro, além de diversas remodelações parciais e mudanças em versões, motores, câmbios. E a chegada do Focus 1.6 Flex com o novo motor Sigma encerrou os lançamentos de 2009.

Fiat 500.

Mostrando que há confiança no futuro, as montadoras anunciaram investimentos para 2010. Cledorvino Belini, presidente da Fiat, é um dos mais otimistas. Ele investimento de R$ 1,2 bilhão no primeiro trimestre de 2010 em vários projetos: a fábrica de colheitadeira em Sorocaba, da Case, a fábrica de usinagem de motores em Piracicaba e a fábrica de motores médios – 1.4 e 1.6 – de Campo Largo, no Paraná. Só no ano que vem Belini projeta o lançamento de 20 modelos.

Ford Mustang.
continua após a publicidade

A Ford deu “um passo importante para a continuidade do crescimento da empresa no Brasil, alinhado à estratégia global da montadora”, disse o presidente da empresa no Mercosul, Marcos de Oliveira, ao anunciar investimentos de R$ 4 bilhões de 2011 a 2015.

Foi o maior investimento na história da Ford no Brasil num mesmo ciclo. A GM vai investir R$ 2 bilhões na expansão da fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul e no lançamento de nova família de carros, voltada ao mercado nacional e exportação de países emergentes.

continua após a publicidade

A última anunciar investimentos foi a Volkswagen, cujo presidente, Thomaz Schmall, elogiou o comportamento do Brasil na crise. A empresa vai investir R$ 6,2 bilhões até 2014, sendo que 60% deste valor no lançamento de novos carros.

O Brasil é parte importante do projeto da montadora de se tornar a maior fabricante de veículos em 2018. A expectativa de crescimento de 10% nas vendas para este ano, poderá colocar o Brasil como o quinto maior consumidor de carros do mundo.