Amortecedor na rua pode reduzir mortes

Em setembro, a empresa DTS Dispositivos apresentou numa feira de transportes em São Paulo, um tipo de amortecedor que é colocado em muros ou locais onde o impacto do carro, em caso de um acidente, pode provocar ferimentos ou morte dos ocupantes.

O amortecedor ameniza o impacto e as conseqüências podem ser menores, evitando até mortes. O equipamento funciona como uma espécie de almofada para o veículo na hora da colisão, reduzindo a intensidade do choque.

O especialista em segurança viária do DTS, Décio Piemonte fala deste sistema: “Realizamos estudo em Portugal, onde há um passivo de 300 equipamentos instalados, que mostrou uma redução de 55 mil vidas, de 15 anos para cá”.

No Brasil, recentemente, foi publicada norma da ABNT que orienta a utilização de amortecedores de impacto em readequações e novos projetos. Em todos os países da comunidade européia, estes equipamentos são obrigatórios.

“O número de acidentes graves é bastante alto no Brasil e a adoção obrigatória destas estruturas precisa ser considerada, especialmente neste período de novas concessões de rodovias”, avalia.

Para Piemonte em toda a malha viária existem pontos negros de engenharia como determinados raios e curvas cegas, rodovias com excesso de obstáculos mal protegidos etc, que aumentam a ocorrência de acidentes graves.

Projetados para salvar vidas, os QuadGuards também são usados para situações urbanas. Nestes casos, melhoram a fluidez do tráfego, evitando intervenções em virtude de batidas. Outra vantagem é que alguns dos sistemas são estruturas auto-reparáveis.

Assim, para definir que tipo de sistema deve ser instalado, é preciso identificar os locais de maior incidência de colisões e quais os ângulos das batidas. A feira TranspoQuip Latin América acontece entre 9 a 11 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

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